Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/02/2010 - 19h26

Testes rápidos dão diagnóstico positivo de HIV durante Carnaval de Recife

Publicidade

FERNANDA PEREIRA NEVES
Da Folha Online

Duas pessoas descobriram ser portadoras do vírus HIV durante testes rápidos realizados durante o Carnaval de Recife. Ao todo, 547 pessoas realizaram o exame em um centro de atendimento montado pela Secretaria da Saúde do município durante o período do Carnaval.

De acordo com a secretaria, as duas pessoas que tiveram o resultado positivo foram informadas por psicólogos de plantão e receberam orientação para buscar tratamento contra a doença. Esse é o primeiro ano que a Prefeitura de Recife disponibilizou esse tipo de serviço durante o Carnaval. Os resultados demoram cerca de 30 minutos.

"O Ministério da Saúde estima que 200 mil pessoas exportem o vírus HIV sem saber que são portadoras. Por conta disso, é muito importante disponibilizar esse serviço e permitir o diagnóstico", afirmou o secretário da Saúde, Gustavo Couto. Ele ainda ressaltou que o total de procura pelo serviço foi positivo e deve estimular a disponibilização em outros eventos.

Além dos exames para diagnostico do vírus HIV, a prefeitura afirma ainda que durante os cinco dias de Carnaval na cidade, cerca de 8.300 pessoas procuraram atendimento na rede municipal, entre unidades de saúde, Samu e postos móveis.

O encerramento das festividades de Carnaval de Recife aconteceu na madrugada desta quarta, com apresentações dos cantores Elba Ramalho e Alceu Valença no Marco Zero da cidade, região central. Ao todo, 706 mil pessoas visitaram Recife durante o Carnaval deste ano, segundo a prefeitura. O número é superior ao total de visitante do ano passado, que foi de 665 mil.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página