Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/03/2010 - 10h02

Outono começa hoje com sol e calor na maior parte do país

Publicidade

da Folha Online

O verão se despede neste sábado (20) e o outono começa precisamente às 14h32, segundo cálculo do IAG (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas) da USP, baseado nos movimentos da Terra.

A estação deve ser quente na maior parte do país, e as chuvas que marcaram o verão devem voltar ao normal, de acordo com informações do CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos).

De maneira geral, nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, na parte sul da região Norte e no Estado da Bahia, deve chover de acordo com a média para os próximos três meses --abril, maio e junho. Segundo a CPTEC, as precipitações terão volume reduzido nessa época do ano.

Na região Sul, chove acima da média para o período, com exceção do norte do Paraná, onde deve chover dentro da média, como em São Paulo. No norte da região Norte e no Nordeste, a previsão de chuva está abaixo da média.

No Sudeste, as chuvas começam a diminuir em abril, e em maio o volume estará bastante reduzido, chovendo em torno de 25 mm (cada milímetro equivale a um litro de água por metro quadrado) no norte de Minas Gerais.

Na região litorânea do Estado de São Paulo, deve chover 500 mm em março, abril e maio. No restante do Sudeste, a expectativa é de que chova cerca de 300 mm, dependendo da região.

Pode chover 70 mm na cidade de São Paulo em abril, um pouco menos em maio e 50 mm em junho.

A previsão é de que este outono seja mais quente na maior parte do país. Apenas na região Sul as temperaturas devem permanecer na média.

No Estado de São Paulo, a temperatura máxima deve atingir 24ºC e a mínima vai variar entre 14ºC e 16ºC durante os três meses.

No extremo sul do Estado, existe a possibilidade de chover um pouco acima da média, segundo informações do CPTEC.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página