Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/03/2003 - 21h38

Joinville lidera casos de conjuntivite em Santa Catarina

LÍVIA MARRA
da Folha Online

O Estado de Santa Catarina concentra o maior número de casos de conjuntivite do país. Segundo a Secretaria da Saúde, foram notificados 23.542 casos desde o último dia 5. A região de Joinville lidera o ranking de contaminações, com 7.993 casos.

De acordo com a secretaria, a Grande Florianópolis está em segundo lugar, com 7.001 notificações. Em seguida vem a região de Itajaí, com 3.461 casos.

Balanço divulgado nesta sexta-feira mostra que o número de contaminações aumentou 18% em relação ao dia 12 de março, quando 19.913 pessoas registraram a infecção.

De acordo com o diretor estadual de Vigilância Epidemiológica, Luiz Antônio Silva, a facilidade de transmissão da doença é a responsável pelo aumento no número de casos.

A contaminação pode ocorrer de pessoa para pessoa ou através de objetos, como toalhas.

Técnicos do Ministério da Saúde estão em Santa Catarina. Eles deverão divulgar um relatório da situação epidemiológica depois de concluídas as análises das secreções de pacientes que serão feitas pelo Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo.

Recomendações

Olhos avermelhados, lacrimejamento, secreção amarelada, intolerância à luz e sensação "de areia" são alguns dos sintomas da conjuntivite.

Como a doença não tem tratamento, a higiene é indispensável para aliviar os sintomas.

A chefe do Departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo, Ana Luisa Hofling de Lima, recomenda a limpeza dos olhos com soro fisiológico, compressas de água gelada e aplicação de colírios lubrificantes, como lágrimas artificiais.

A pessoa afetada deve lavar as mãos e usar sabonetes e toalhas individuais. Deve evitar esfregar ou coçar os olhos, não usar maquiagem e evitar locais com aglomerações.

Apesar de não ter tratamento para conjuntivite, pessoas com os sintomas devem procurar um médico.

"Nem todo olho vermelho é conjuntivite", afirma Ana Luisa.

A conjuntivite é uma doença virótica e pode se tornar bacteriana em um segundo estágio, necessitando de tratamento adequado.


Leia mais
  • Atendimentos aumentaram em SP após o Carnaval
  • Praia Grande tem 1.800 casos este mês
  • Surtos provocam corrida a hospitais

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página