Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/03/2003 - 19h48

Advogado de Beira-Mar diz que transferência "foi arbitrária"

Publicidade

da Folha de S.Paulo, no Rio
da Folha Online

O advogado do traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, disse que a transferência do cliente "foi arbitrária".

Beira-Mar foi levado hoje para a Superintendência da Polícia Federal em Maceió (AL). Ligado ao CV (Comando Vermelho), o traficante estava preso em Presidente Bernardes (589 km a oeste de SP) desde o dia 27 de fevereiro, quando foi transferido de Bangu 1, após uma onda de violência que atingiu o Rio. Segundo a polícia, as ações foram orquestradas pela facção criminosa.

De acordo com o advogado Lydio da Hora, a medida feriu a Lei de Execução Penal porque foi feita sem a autorização de um juiz de execuções penais. Uma decisão do ano passado da Justiça do Rio determinou que o traficante poderia ser transferido.

O advogado afirmou ainda que tomará medidas para levar Beira-Mar de volta para o Rio. "Lutarei até cair de costas. Serão todos contra mim", disse.

Transferência

A transferência de Beira-Mar começou às 7h35 em Presidente Prudente (SP). O Cessna Caravan PR -AAC fez uma parada para reabastecer em Brasília às 11h13, onde Beira-Mar ficou em um hangar particular. Às 12h02, o avião decolou novamente rumo a Alagoas.

Beira-Mar deve permanecer na cidade por 30 ou 40 dias, prazo dado pelo Ministério da Justiça para a reforma e federalização de um presídio do Piauí, para onde deverá ser transferido posteriormente.

A bancada de senadores de Alagoas pediu hoje que Lula e Lessa reavaliem a transferência do traficante.

"Não aceitamos a transferência de Beira-Mar para Alagoas. Aguardamos que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador Ronaldo Lessa reconsidere imediatamente tal decisão, que afronta a vontade do nosso povo e de seus representantes", dizem os senadores Renan Calheiros (PMDB), Teotônio Vilela (PSDB) e Heloísa Helena (PT), em nota.


Leia mais
  • Saiba mais sobre o traficante Fernandinho Beira-Mar
  • Beira-Mar é transferido para Maceió (AL)
  • Rosinha diz que Beira-Mar não volta ao Rio

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página