Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/04/2003 - 08h42

Greve de ônibus é total e prejudica 3,5 milhões, diz SPTrans

da Folha Online

A paralisação dos motoristas e cobradores de ônibus de São Paulo atinge toda a frota de cerca de 10.000 veículos, segundo a SPTrans, empresa que gerencia o transporte público na cidade. O sistema transporta cerca de 3,5 milhões de pessoas ao dia.

Pelo menos nove ônibus foram depredados nesta madrugada. Cinco deles são da viação Santa Brígida, que tentou colocar os veículos para rodar, mas foi impedida. A empresa opera na zona oeste.

Outros dois são da Gatusa, que circula na zona sul, e dois da Expandir, da zona leste.

Com a greve, os passageiros precisam recorrer ao trem, ao metrô, aos perueiros _que estão com as vans lotadas_ ou retirar o carro da garagem e enfrentar congestionamento.

No metrô, que começou a funcionar mais cedo por causa da greve, a operação é normal. No entanto, ainda não há um balanço sobre aumento ou não no número de passageiros. O mesmo ocorre com os trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Trânsito

A zona azul foi liberada para estacionamento e o rodízio de veículos, suspenso. A prefeitura também liberou a circulação nas faixas exclusivas de ônibus, mas não nos corredores de ônibus.

As faixas são aquelas que têm uma faixa branca contínua na pista, como ocorre na Radial Leste e na avenida Ibirapuera. O corredor tem "tartarugas", geralmente amarelas, que separam a faixa dos ônibus, como na avenida Santo Amaro e Nove de Julho.

A prefeitura também liberou táxi e perua escolar para "substituírem" os ônibus, ou seja, cobrar R$ 1,70 por passageiro.

Motivo

A categoria protesta contra possíveis demissões em nove viações que tiveram encerrada a fase de intervenção da administração Marta Suplicy (PT) ou foram excluídas da assinatura dos novos contratos emergenciais, assinados anteontem, por até 180 dias.

Essas empresas representam perto de 20% do sistema de ônibus municipal. Cinco delas estavam sob controle da SPTrans _Expresso América do Sul, Parelheiros, Santa Bárbara, Cidade Tiradentes e São Judas. Duas estavam sob auditoria municipal_-Serra Negra e Marazul. A viação América do Sul foi excluída por não participar da licitação. A Solution Bus, por não ser habilitada na concorrência.

Segundo a prefeitura, as linhas dessas viações foram passadas às demais.

Leia mais
  • TRT julga greve de ônibus em São Paulo
  • Greve deixa ônibus depredados
  • Greve faz SP ter trânsito congestionado
  • Metrô amplia horários


    Sites relacionados
  • Veja as vias com problemas em SP

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página