Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/07/2003 - 18h30

Marta lidera corrida à prefeitura em pesquisa encomendada pelo PT

da Folha Online

Pesquisa Ibope divulgada e encomendada hoje pelo PT aponta que a prefeita de São Paulo, Marta Suplicy (PT), lidera a corrida para as eleições municipais do próximo ano.

O levantamento testou quatro cenários para as eleições de 2004. Marta obtém 33% confrontando-se com três secretários estaduais: Gabriel Chalita (Educação), Saulo de Abreu (Segurança) e Arnaldo Madeira Casa Civil). Os três tucanos teriam 1% cada. Numa possível disputa com José Serra, candidato derrotado à Presidência, ela teria 28% das preferências contra 24% do tucano.

O ex-prefeito Paulo Maluf (PP) registra 21%; José Aristodemo Pinotti (PMDB), entre 7%, e Paulo Pereira da Silva (PDT), o Paulinho, entre 2%. E 17% dos eleitores optaram por votar em branco ou nulo ou não opinaram. O nome da ex-prefeita Luiza Erundina (PSB) não constava na lista de possíveis candidatos.

A pesquisa, encomendada pelo Diretório Municipal do PT, foi divulgada pelo deputado Ítalo Cardoso (SP). O instituto ouviu 1.200 eleitores, no período de 5 a 10 de julho. A margem de erro é de 2,8 pontos percentuais para mais ou para menos.

Partidos

Segundo o levantamento, 26% dos entrevistados afirmaram que, se a eleição fosse hoje, votariam num candidato do PT. O PSDB vem em segundo lugar, com 4%. Em seguida estão PMDB (3%), PP e PFL (1% cada). Outros 47% afirmaram não ter preferência partidária, 16% não opinaram e 1% votaram em branco ou nulo.

Gestão Marta

Em relação ao desempenho pessoal da prefeita, segundo a pesquisa Marta tem aprovação de 50% dos paulistanos, contra desaprovação de 44%. Em abril, levantamento do Datafolha apontou que 45% dos paulistanos classificavam a gestão dela como ruim ou péssima.

Outra apuração do Ibope aponta que as áreas mais bem avaliadas do governo são Educação e conservação de praças e jardins, com 13% cada. Em seguida vêm: transporte de ônibus e peruas (12%), merenda (10%), creches (9%), limpeza e varrição (8%), embelezamento da cidade (7%), pavimentação de vias (5%), saúde (3%), combate à corrupção (3%). Outros 14% disseram que nenhuma destas áreas são bem avaliadas e 3% não opinaram.

A pesquisa registra como principais pontos críticos do governo o transporte de ônibus e peruas (35%) e a área da Saúde (23%). No caso do transporte, no entanto, 48% acreditam numa melhora do serviço com a implantação do novo sistema e 21% acham que a situação vai piorar.

Leia mais
  • Saiba mais sobre a disputa à Prefeitura de São Paulo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página