Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/11/2003 - 19h53

Polícia conclui inquérito e indicia acusados por morte de casal

Publicidade

da Folha Online

A Polícia Civil de São Paulo concluiu nesta quarta-feira o inquérito sobre o assassinato do casal Felipe Silva Caffé, 19, e Liana Friedenbach, 16. Cinco pessoas estão detidas sob acusação de envolvimento no crime, entre elas um adolescente de 16 anos.

Os quatro homens maiores de idade foram indiciados por formação de quadrilha ou bando, sequestro e cárcere privado e homicídio quadruplamente qualificado.

As qualificadoras são por motivo torpe, emprego de tortura, traição e emboscada mediante simulação ou outro recurso que dificulte ou torne impossível a defesa da vítima e ocultação de outro crime. Também deverão responder por estupro e ocultação de cadáver.

Segundo a Polícia Civil, os delegados responsáveis pelo inquérito concluíram que, de alguma forma, todos os envolvidos colaboraram para o crime. Caberá ao Ministério Público analisar o inquérito e encaminhar o indiciamento contra todos ou individualizar a participação de cada um no crime.

Além do adolescente, detido na Febem, os outros acusados são Paulo César da Silva Marques, 32, o Pernambuco, Aguinaldo Pires, 41, Antônio Matias de Barros, 48, e Antônio Caitano da Silva, 50. Eles cumprem prisão temporária. Com a conclusão do relatório, porém, foi pedida a prisão preventiva dos quatro maiores de idade.

Reprodução
Os estudantes Felipe e Liana

Crime

Liana e Felipe estavam desaparecidos desde o último dia 31, quando foram acampar em um sítio abandonado em Embu-Guaçu. Felipe morreu com um tiro na nuca no último dia 2, e Liana, a facadas, na madrugada do dia 5, segundo a polícia.

Liana foi violentada e torturada pelos acusados, segundo afirmaram policiais. O adolescente "idealizou o abuso contra Liana, oferecendo-a aos outros comparsas", disse o delegado Silvio Balangio Júnior, da Delegacia Seccional de Taboão da Serra.

Envolvimento

Os quatro acusados maiores de idade foram apresentados à imprensa no último dia 14. Na ocasião, a Polícia Civil detalhou o envolvimento de cada um no crime:

- Adolescente: idealizou a abordagem ao casal, participou do assassinato de Felipe, abusou sexualmente de Liana, e ofereceu a estudante para Pernambuco e para Agnaldo. Matou Liana a facadas.

- Pernambuco: participou do sequestro dos estudantes, abusou sexualmente de Liana, matou Felipe com um tiro na nuca.

- Antônio Caitano: dono da casa usada como cativeiro, forneceu alimentos para Liana e para o adolescente e presenciou atos de violência sexual contra a estudante.

- Agnaldo Pires: abusou sexualmente de Liana.

- Antônio Matias: caseiro da primeira casa procurada para servir de cativeiro. Responsável por esconder a espingarda que matou Felipe, ele soube dos abusos sexuais contra Liana, mas não procurou a polícia.

Leia mais
  • Entenda o caso dos namorados assassinados
  • Alckmin propõe pena de até 10 anos para adolescente
  • Ministério Público solicita cópia do programa da Hebe
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página