Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/12/2003 - 10h03

Total de crianças que trabalham na cidade é inferior em relação ao campo

Publicidade

ANA PAULA GRABOIS
da Folha Online, no Rio

O número de crianças de 10 a 14 anos trabalhando nas cidades em 2000 ficou muito próximo ao total de crianças dessa faixa etária trabalhando nas áreas rurais do país, apenas 3% inferior. Eram 580 mil trabalhando no campo para 563 mil nas áreas urbanas, segundo o Censo 2000.

Para a secretária-executiva do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, Isa Maria de Oliveira, dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) de 99 e 2002 revelam que está ocorrendo uma 'migração' do trabalho infantil do campo para a cidade. "Há uma redistribuição espacial do trabalho infantil", afirmou.

Além da redução da atividade no campo devido ao Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), a estrutura do trabalho no campo está sofrendo modificações, com a redução dos postos de trabalho.

"Embora haja a concentração na faixa de 10 a 14 anos na atividade agrícola, houve uma redução.Tem que se refletir num programa do governo redesenhado para erradicar o trabalho infantil considerando esta realidade, de que vai aumentar o trabalho infantil nas cidades", disse.

A responsável pela divulgação dos dados, Vandeli Guerra, diz, entretanto, que a concentração do trabalho infantil no campo é maior. Para cada grupo de cem crianças, há 15 exercendo atividade no campo e o equivalente a 4,2 nas cidades. Ela argumenta que a população rural representa apenas cerca de 19% da população total do Brasil.

Leia mais
  • Número de filhos por mulher no Brasil cai 62% em 40 anos, diz IBGE
  • Famílias compostas por apenas uma pessoa cresce 70% em uma década
  • Famílias compostas por apenas uma pessoa cresce 70% em uma década
  • 1,14 milhão de crianças de 10 a 14 anos trabalhavam em 2000
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página