Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/02/2004 - 19h16

Subsecretário do Rio critica decisão da Justiça de São Paulo

Publicidade

MARIO HUGO MONKEN
da Folha de S.Paulo, no Rio
da Folha Online

O subsecretário estadual da Administração Penitenciária do Rio de Janeiro, Aldney Peixoto, afirmou que a Justiça de São Paulo não tem competência para decidir sobre a transferência de Beira-Mar para o Rio.

Nesta terça-feira, a 3ª Câmara Criminal de São Paulo determinou a transferência imediata do traficante do presídio de Presidente Bernardes (SP) para um presídio fluminense.

"A Justiça paulista não pode decidir o que a Justiça do Rio tem que fazer", disse Peixoto.

O TJ (Tribunal de Justiça do Rio), por meio de sua assessoria de imprensa, informou que cabe ao poder Executivo decidir onde o traficante ficará.

Segundo o órgão, Beira-Mar poderá voltar para o Rio se a governadora Rosinha Matheus aceitá-lo. Do contrário, ele teria que ir para Minas Gerais, onde teve sua primeira condenação, ou Brasília, porque é um preso federal.

A Secretaria Estadual de Segurança Pública do Rio informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não se pronunciaria sobre o fato.

Decisão

Segundo o TJ (Tribunal de Justiça), a decisão prevê ainda que o criminoso seja retirado do RDD (Regime Disciplinar Diferenciado) até a transferência.

A decisão é definitiva na esfera estadual. No entanto, cabe recurso ao STJ (Superior Tribunal de Justiça). O procurador-geral de Justiça de São Paulo, Luiz Antonio Guimarães Marrey, afirma que ainda analisa a possibilidade de recorrer da decisão.

Beira-Mar está desde maio de 2003 em Presidente Bernardes, considerada uma das penitenciárias mais seguras do país.

A Secretaria da Administração Penitenciária de São Paulo ainda não se pronunciou sobre a decisão. A penitenciária de Presidente Bernardes tem capacidade para 160 presos, mas, atualmente, abriga 47.

Leia mais
  • Justiça de SP determina transferência de Beira-Mar para o Rio
  • Saiba mais sobre o traficante Fernandinho Beira-Mar
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página