Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/03/2004 - 15h44

SP anuncia medidas para estimular o uso racional da água

Publicidade

da Folha Online

Para marcar o Dia Mundial da Água, o governo de São Paulo anunciou nesta segunda-feira medidas para estimular o uso racional do recurso.

"Hoje é um dia de comemoração mas, acima de tudo, um dia de reflexão para debatermos a melhor forma de utilização deste bem, que é escasso e fundamental para a vida", disse o governador Geraldo Alckmin (PSDB).

Ele participou do início da operação Olha o Nível!, pela qual equipes da Sabesp percorrerão bairros da região metropolitana para alertar os consumidores sobre a necessidade do uso racional da água. As equipes entregarão brindes para quem comprovar com a conta de água uma redução do consumo.

Alckmin também anunciou a operação Caça Vazamento, que prevê reparos imediatos. A partir da informação de vazamentos por meio do telefone 195, equipes da Sabesp devem seguir de moto até o local para realizar o reparo.

O governador também assinou uma autorização no valor de R$ 141,6 milhões para obras de água e esgoto na capital e outros 15 municípios da região metropolitana.

Consumo

Para tentar evitar um possível racionamento, o governo lançou uma medida para tentar reduzir o consumo de água. O cliente que reduzir o consumo em 20%, na comparação com o mesmo período do ano passado, terá um bônus de 20% sobre o valor da conta do mês em que houver a economia.

Os moradores de condomínios da Grande São Paulo também receberão um bônus da Sabesp se conseguirem reduzir em 20% ou mais o consumo de água do prédio. Segundo o Secovi (sindicato das construtoras e imobiliárias), caso o benefício seja repassado integralmente ao morador do edifício, ele terá um desconto em torno de 5% na taxa de condomínio.

O programa passou a valer em 15 de março e deverá ter vigência de seis meses.

Leia mais
  • Dia da Água é marcado por alagamentos e estiagem
  • Justiça libera flotação para despoluir rio Pinheiros
  • 60% dos brasileiros vivem sem acesso à rede de esgoto
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página