Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/05/2004 - 11h44

Instituto registra neve e sensação térmica de -11°C em SC

Publicidade

da Folha Online

Os efeitos do ciclone extratropical que se formou no litoral Sul do país, e da presença de uma massa de ar polar, foram sentidos na madrugada desta quarta-feira no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Segundo o instituto de meteorologia Climaterra, a sensação térmica (quando a temperatura parece ser mais baixa por causa dos fortes ventos) em São Joaquim (SC) foi de -11°C. O instituto ainda não divulgou a temperatura mínima na região. No entanto, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a mínima foi de 2,5°C.

No distrito de Cruzeiro, em São Joaquim, nevou na manhã desta quarta. A neve fraca começou às 8h45 e durou cerca de 10 minutos, associada, no final, com chuva. Os ventos na região atingiram 90 km/h --são considerados "normais" ventos com intensidade entre 10 km/h e 20 km/h.

Entre as 23h15 e às 23h30 da última terça-feira, já havia nevado em São Joaquim --a primeira ocorrência do fenômeno no ano, segundo o Climaterra. Durante a madrugada, a temperatura caiu a 3,9°C, com sensação térmica de -6°C.

Relevo

Ainda de acordo com o Climaterra, os ventos atingiram 120 km/h na serra do Rio do Rastro (SC). Segundo o instituto, o relevo da região, de cadeia montanhosa, próxima ao litoral, acentua o vento.

A neve e os fortes ventos não foram registrados pelo Climerh (Centro de Meteorologia e Recursos Hídricos de Santa Catarina) ou pela Defesa Civil Estadual. No entanto, os órgãos públicos não possuem estações climatológicas em algumas regiões analisadas por institutos privados.

Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul, os ventos atingiram 80 km/h no município de Rio Grande. O porto da região foi fechado. As ondas, conforme a Defesa Civil Estadual, atingiram 4 metros de altura.

Em Porto Alegre, o vento chegou a 58 km/h às 10h, segundo a Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo. Não houve registro de chuva forte.

Mais frio

Há ainda a previsão de mais neve nas regiões mais altas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, tanto no final da tarde desta quarta como na madrugada de quinta-feira.

Segundo a Rede de Estações de São Leopoldo, as temperaturas deverão cair ainda mais nos próximos dias. As madrugadas de quinta, sexta e sábado devem ser geladas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Na sexta, as temperaturas devem variar de -3°C a -5°C nas partes mais altas dos dois Estados.

Ciclone

Segundo o meteorologista Eugenio Hackbart, coordenador da Climatologia Urbana de São Leopoldo, os ciclones extratropicais são comuns nesta época do ano.

Ele afirmou que o cenário desta semana é típico do ingresso de uma intensa onda polar na região, o que costuma trazer vento forte, sensação térmica de muito frio e queda de neve.

Ainda de acordo com Hackbart, esta será uma prolongada onda de frio no Sul do país, que deve avançar até os primeiros dias de junho.

Leia mais
  • São Paulo registra temperatura mínima de 12°C
  • Frente fria causa ventos fortes em São Paulo
  • Ventos destelham casas e causam interdição de rodovia no Sul

    Especial
  • Leia sobre tempo no Folha Online-Weather
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página