Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/05/2004 - 15h31

Frente fria causa ventos fortes em São Paulo

Publicidade

da Folha Online

Uma frente fria, associada à formação de um ciclone extratropical no litoral Sul do país, foi a responsável por rajadas de vento que atingiram São Paulo nesta quarta-feira, segundo meteorologistas.

Por volta das 11h, as rajadas atingiram cerca de 50 km/h no aeroporto de Congonhas (zona sul), um dos locais de medição. São considerados "normais" ventos com intensidade entre 10 km/h e 20 km/h.

"Os ventos foram causados mais pela passagem da frente fria, associada com a atuação do ciclone extratropical que se formou no Sul", disse o meteorologista Adilson Nazário, do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da Prefeitura de São Paulo.

A previsão para a quinta-feira é de que os ventos fiquem entre 13 km/h e 15 km/h.

Mais vento

Dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) mostram que os ventos atingiram cerca de 40 km/h na região do aeroporto de Congonhas, por volta das 21h da última terça-feira.

Apesar de o ciclone extratropical que se formou no Sul ter se aproximado do continente, o meteorologista Giovani Dolif, do Inpe, também afirma que os ventos em São Paulo ocorreram "mais em função da frente fria".

Frio

As temperaturas em São Paulo devem ficar baixas nos próximos dias.

"A onda de frio segue até segunda-feira, com frio mais acentuado nas próximas duas madrugadas", disse Nazário.

Segundo o meteorologista Giovani Dolif, as temperaturas devem variar entre 6ºC e 16ºC na quinta-feira, na capital. Ele diz que há possibilidade de geada na serra da Mantiqueira.

Ciclone

Segundo o meteorologista Eugenio Hackbart, coordenador da Climatologia Urbana de São Leopoldo (RS), os ciclones extratropicais são comuns nesta época do ano.

Ele afirmou que o cenário desta semana é típico do ingresso de uma intensa onda polar na região, o que costuma trazer vento forte, sensação térmica de muito frio e queda de neve.

Ainda de acordo com Hackbart, esta será uma prolongada onda de frio no Sul do país, que deve avançar até os primeiros dias de junho.

Leia mais
  • Instituto registra neve e sensação térmica de -11°C em SC
  • Ventos destelham casas e causam interdição de rodovia no Sul
  • São Paulo registra temperatura mínima de 12°C
  • Formação de ciclone extratropical põe Defesa Civil do Rio em alerta

    Especial
  • Leia sobre tempo no Folha Online-Weather
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página