Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/06/2004 - 17h40

Secretário confirma apreensão de armas em casa de custódia do Rio

Publicidade

ANA PAULA GRABOIS
da Folha Online , no Rio

O secretário de Administração Penitenciária do Estado do Rio, Astério Pereira, confirmou que foram encontradas armas na Casa de Custódia de Benfica, onde uma rebelião resultou em 31 mortos no início da semana.

A apreensão ocorreu depois que o governo já havia feito uma vistoria. O secretário, porém, atribuiu a existência das armas à criatividade dos presos.

"Quem conhece a realidade penitenciária e sabe da criatividade do preso sabe que isso é perfeitamente factível. Eles colocam dentro de um tubo de esgoto, enrolado num plástico um telefone celular. Também encontramos duas armas dentro do esgoto", afirmou.

Facções

O secretário disse ainda que não houve nenhum conflito entre facções criminosas que pudesse ser um dos fatores da rebelião.

"O problema de Benfica não foi decorrente de mistura de facções. Benfica não tem mistura de facções", disse.

Segundo ele, o massacre foi "uma rebeldia de presos cruéis, malvados, sanguinários, que não tem nenhum respeito pela vida humana".

Vistoria

Sete deputados das comissões de Direitos Humanos e de Segurança Pública da Câmara realizaram nesta sexta-feira uma vistoria na Casa de Detenção de Benfica.

Os deputados encontraram armas, áreas alagadas e ainda sujas de sangue e um celular. A comissão deve elaborar um relatório sobre a situação do sistema prisional com sugestões.

"Além da destruição total em algumas galerias, alagamentos e marcas de sangue, a comissão encontrou um pedaço de couro cabeludo colada num espelho", disse o deputado Chico Alencar (PT-RJ).

O presidente da Comissão de Direitos Humanos, Mário Heringer (PDT-MG), acusou o governo do Rio de omissão premeditada por concentrar presos de facções rivais em uma mesma unidade.

Segundo a deputada Laura Carneiro (PFL-RJ), uma das sugestões que poderá ser feita no relatório da comissão é uma intervenção federal no sistema carcerário do Estado.

Leia mais
  • Governo do Rio transfere presos de Benfica após rebelião e mortes
  • Estudo mostra perfil do presidiário no Rio
  • Rio mistura facções em nove presídios

    Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre o sistema penitenciário do Rio
  • Veja mais sobre o tráfico no Rio
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página