Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/06/2004 - 19h33

Defesa quer treinar parte do Exército para ajudar polícia

Publicidade

da Folha Online

O ministro da Defesa, José Viegas, afirmou neste sábado (5) que o governo quer aumentar o contingente da Polícia do Exército, que serviria de apoio à polícia.

"As demandas têm se avolumado e isso mostra que existe uma carência de força policial na garantia da lei e da ordem", afirmou o ministro.

Segundo Viegas, além de aumentar, o governo pretende oferecer o treinamento específico à Polícia do Exército, "para que nós tenhamos uma força capaz de se deslocar com rapidez".

Para o ministro, são inadequadas "ações policiais de patrulhamento urbano feitas pelo Exército sem o treinamento, o que poderia, a longo prazo, ser de pouca valia para a população".

Forças Armadas

Nas últimas semanas, alguns Estados solicitaram o apoio das Forças Armadas. Na última sexta-feira, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), pediu ajuda das Forças Armadas devido à greve de policiais civis e militares, dos bombeiros e de agentes penitenciários.

Foram deslocados de 1.000 a 1.500 homens do Exército para fazer a segurança das ruas de Belo Horizonte.

No mês passado, a governadora do Rio de Janeiro, Rosinha Matheus (PMDB), negociou o envio de tropas federais ao Estado, que ajudariam no patrulhamento para combater o crime. Porém, após reuniões com representantes do governo federal, ficou acertado apenas um apoio logístico.

Com Agência Brasil

Leia mais
  • Exército fica por tempo indeterminado em Minas Gerais
  • Ministro nega que envio de tropas para Minas seja intervenção
  • Greve provoca tentativa de fuga de presos em Minas
  • Governador de MG pede ajuda das Forças Armadas

    Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre uso do Exército
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página