Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/07/2004 - 09h52

Petrobras retira helicóptero do fundo do mar

Publicidade

da Folha Online

A Petrobras concluiu, por volta das 23h de domingo, o trabalho de retirada do fundo do mar o helicóptero S-76, da empresa BHS, que caiu na manhã da última quinta-feira na bacia de Campos, no litoral norte do Rio de Janeiro. Seis pessoas morreram no acidente e cinco sobreviveram.

O resgate do aparelho foi realizado com auxílio de um robô e de cerca de 60 técnicos. A aeronave foi transportada nesta madrugada para Macaé.

O helicóptero Sikorsky S-76 havia saído do navio-plataforma FPSO, no campo de Roncador, e seguia para a plataforma P-31, no campo de Albacora, quando caiu no mar, por volta das 8h20. No aparelho estavam dois tripulantes e nove passageiros.



Sobreviventes disseram que o helicóptero, após decolar, passou a perder altura. Por rádio, o piloto disse que tinha problemas e que tentaria pousar na água. Depois, o aparelho caiu no mar a uma altura de cerca de 20 metros.

O piloto chegou a abrir a porta de emergência, mas o helicóptero afundou rapidamente.

Resgate

O piloto Adriano Godinho Bastos, o co-piloto José Ismael Júnior e os passageiros Luciana de Oliveira Silva, Augusto César Peixoto Gomes, Anderson Andrade da Silva e Carlos Augusto Rodrigues conseguiram sair. Os demais afundaram.

Os seis foram resgatados com vida, cerca de 40 minutos após a queda, e levados para um hospital em Macaé, onde Rodrigues morreu.

Na noite de sexta-feira, foi localizado a cerca de 120 metros do local onde estava o helicóptero o corpo de Ricardo Antônio da Silva, funcionário da Promontest, que prestava serviço à Petrobras.

No sábado, foram retirados de dentro da aeronave os corpos de Adilson Alves de Paula, Eleomar Rossi, Higor Neves da Silva e Anidalmom Moraes Siqueira. Os três primeiros eram funcionários da Krontec e o último, da BSM.

Saúde

Os corpos de Adilson Alves de Paula e Higor Neves da Silva foram enterrados domingo, no cemitério do Caju, em Campos dos Goytacazes (RJ). O enterro de Eleomar Rossi ocorreu no cemitério da Paz em Cariacica (ES), e o de Anidalmom Moraes Siqueira, no cemitério Jardim da Paz, em Serra (ES). Ricardo Antônio da Silva foi enterrado no cemitério da Saudade em Belo Horizonte (MG).

O mecânico Carlos Augusto Rodrigues, empregado da Siemens, que morreu após o resgate, foi enterrado na sexta-feira no cemitério municipal de Arraial do Cabo, no Rio.

Entre os sobreviventes, Anderson Andrade Silva, empregado da Krontec, recebeu alta na sexta-feira. Luciana de Oliveira Silva, empregada da CIS Brasil, deverá deixar o hospital na próxima terça-feira.

O piloto Adriano Godinho e o co-piloto José Ismael Júnior, empregados da BHS, e Augusto César Peixoto Gomes, empregado da Petrobras, foram operados e permanecem hospitalizados. O estado de saúde deles é considerado estável.

Leia mais
  • Colete se soltou, afirma sobrevivente
  • DAC investiga causa da queda de helicóptero no Rio

    Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre acidentes com helicópteros
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página