HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 

criatividade
21/10/2004

Projeto trabalha preservação ambiental por meio da música

Cassia Gisele Ribeiro
Especial para o GD

Os corais do Projeto EmCantar, compostos de mais de 450 pessoas das regiões de Uberlândia e Araguari, em Minas Gerais, devem atingir a marca de 300 apresentações no próximo ano. A ONG atua há oito anos com objetivo de, por meio da música, levar cultura e consciência da preservação ambiental para membros dessas comunidades.

Quando a ação foi criada , inicialmente, tinha o objetivo de levar às crianças da comunidade músicas que elas não ouviam no rádio, por meio de oficinas de canto, voz e musicalidade. "Com o tempo, percebemos que música é também um instrumento eficaz no sentido de formar valores e conceitos de cidadania", diz Ana Paula Rabelo, coordenadora do Núcleo Ambiental Cuitelinho, um dos focos do projeto.

O Núcleo Ambiental Cuitelinho foi criado em 2001, como primeiro passo para a idéia de promover e desenvolver uma convivência responsável de relacionamento com o meio ambiente e com as demais formas de vida. "O objetivo de sua criação é, portanto, consolidar as atividades realizadas pelo EmCantar, proporcionando um outro olhar sobre a atuação individual e coletiva no espaço ocupado e suas implicações no contexto social", afirma a coordenadora.

Em 1999, os corais gravaram o CD EmCantar, que contou com 18 músicas. Destas, sete eram próprias e o restante, composições já consagradas que abordam temas ambientais. Nesse ano, foi lançado um CD Mutirão, que possui somente músicas inéditas. Foi produzido também uma série de seis documentários sobre manifestações culturais da região do Triângulo Mineiro.

Hoje as atividades dos grupos são divididas em três temas principais: ambiental, musical e cultural. "No entanto, elas acontecem de forma integrada, reforçando a idéia de interação entre espaço, modo de vida e arte", conta. As oficinas acontecem semanalmente. "Valorizar o mundo e compartilhá-lo de forma saudável em todos os níveis de relações tem sido um dos princípios norteadores do Projeto EmCantar", afirma Ana Paula.

 
 
 

NOTÍCIAS ANTERIORES
21/10/2004 Cães de rua conquistam lar pela Internet
21/10/2004 Farmácia comunitária pode fechar
21/10/2004
Projeto Onde Moras faz mutirão
21/10/2004
Cursos e atendimentos médico-odontológicos são pagos com alimentos
21/10/2004
Parque temático convida crianças a uma viagem pelos cinco continentes
20/10/2004 Oficinas gratuitas seduzem jovens de favelas carioca
20/10/2004
Programa envolve jovens do Rio em ações cidadãs
20/10/2004
Cinemagia leva a 'sétima arte' para hospitais e escolas
20/10/2004 ONGs estabelecem redes internacionais para incentivar o desenvolvimento
20/10/2004 Livro de gari desperta mais solidariedade para creche
19/10/2004
Hortas comunitárias melhoram qualidade da alimentação nos centros urbanos