Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente


Dia 12.07.02

 

Desaceleração econômica afeta empregos na indústria paulista

A desaceleração econômica está batendo com mais força na indústria de São Paulo. Resultado: em um ano são 56.152 empregos a menos, aumento da ociosidade nas fábricas e menor poder de compra, o que levou o índice de consumo de volta aos níveis de 1999. Pior: a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) revê para baixo previsão de crescimento neste ano - que já havia caído de 3% para 2%, está sendo novamente reestimada.

Segundo a entidade, a indústria costuma a recuperar vagas em junho, preparando-se para o aumento da produção no segundo semestre. Não foi o que aconteceu no mês passado, quando a pesquisa da Fiesp "captou integralmente o período de turbulência no mercado". Segundo a entidade, se terminarmos o ano recuperando os postos de trabalho perdidos no primeiro semestre, já vai ser muito bom. Nesse sentido, recupera-se um pouco de renda e gira-se a roda do consumo, em vez de piorar.

Enquanto isso não acontece, o esfriamento do mercado de trabalho paulista afugentou os migrantes que viam o Estado como um lugar de novas oportunidades. Levantamento elaborado pela Fundação Getúlio Vargas mostra que apenas 0,15% da população de São Paulo veio para cá no último ano - um quarto da média nacional. Traduzindo: há pouco mais de dois anos, quase 70 mil pessoas desembarcavam em São Paulo para ganhar a vida, hoje esse número não chega sequer à metade (26.023).

Leia mais:
- Indústrias paulistas já demitiram 16.909 trabalhadores neste ano

 

 
                                                Subir    
 

 DIA 28.06.02

  Empresas apoiam projetos sociais seguindo intuição
   
 

 DIA 10.07.02

  Menos de 60% da população reside realmente em cidades, afirma pesquisador
   
 

 DIA 05.07.02

  Redação de escola motiva ação contra trabalho infantil
   
 

 DIA 03.07.02

  O consumo dobrou no Real, aponta ACSP
   
 

 DIA 02.07.02

  Ações trabalhistas recolheram R$ 727 milhões para União em 2001
   
 

 DIA 01.07.02

  Empresas faturam alto com o penta brasileiro