Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente


Dia 16.07.02

 

Brasileiras têm pior nível de trabalho e estudo do Mercosul

Quando o assunto é trabalho ou educação, a vida da mulher no Brasil é bem mais dura do que a das suas vizinhas da Argentina, do Paraguai e do Uruguai, segundo o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam). Depois de desenvolverem um sistema integrado de indicadores de gênero nestas áreas comparando dados de 1995 e 1999 - o que, pela primeira vez, permitiu este tipo de análise entre os países do Mercosul - o que se vê é que Brasil e Paraguai estão sempre em pior situação do que Uruguai e Argentina.

Observe-se a renda mensal da população economicamente ativa: enquanto em 1999 as brasileiras ganhavam, em média, US$ 138,50, as argentinas, assim como uruguaias, apresentaram muito melhor situação - US$ 350. A explicação encontrada é a de que, nos últimos dez anos, as mulheres argentinas e uruguaias ganharam espaço no mercado de trabalho e reforçaram seu perfil de trabalhadoras altamente qualificadas. O que ocorreu de forma menos intensa no Brasil e no Paraguai.

Os organizadores do estudo explicam que, apesar de a crise argentina dos últimos dois anos não ter sido abordada pela pesquisa, os dados estruturais de educação e diferenças de renda não devem ter sido muito alterados. Os dados de renda podem sofrer ligeiras modificações, mas não a ponto de alterar a relação entre os quatro países.

Leia mais:

Leia também:
- Argentinas e uruguaias ganham mais

 

 
                                                Subir    
 

 DIA 15.07.02

  Micro e pequenas empresas não têm controle de custos, aponta pesquisa
   
 

 DIA 12.07.02

  Desaceleração econômica afeta empregos na indústria paulista
   
 

 DIA 11.07.02

  Empresas apoiam projetos sociais seguindo intuição
   
 

 DIA 10.07.02

  Menos de 60% da população reside realmente em cidades, afirma pesquisador
   
 

 DIA 05.07.02

  Redação de escola motiva ação contra trabalho infantil
   
 

 DIA 03.07.02

  O consumo dobrou no Real, aponta ACSP