.
              
 
HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

ensino superior
14/12/2004
Veto a cotas no Paraná é suspenso

O presidente do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região, desembargador federal Vladimir Passos de Freitas, suspendeu ontem a liminar que impedia a Universidade Federal do Paraná (UFPR) de reservar 20% das vagas oferecidas em seu vestibular para estudantes negros e outros 20% a egressos da escola pública. Com isso, fica permitida a reserva de cotas na universidade.

De acordo com Freitas, a liminar deve ser suspensa por manifesto interesse público.
A decisão faz o processo seletivo da universidade prosseguir na forma prevista no edital.

A liminar havia sido concedida pela 7ª Vara Federal de Curitiba no último dia 6, atendendo a pedido do Ministério Público Federal. O órgão, autor da ação civil pública, também havia conseguido a liminar para o processo de seleção de alunos para a escola técnica da universidade.

O juiz federal substituto Mauro Spalding, ao determinar o fim das cotas, entendeu que a reserva afrontava o princípio constitucional da isonomia, além de reforçar práticas sociais discriminatórias.

Contestação
A UFPR contestou a decisão no TRF, por meio de uma suspensão de execução de liminar, argumentando que os candidatos que participam das provas ficariam submetidos a uma profunda insegurança jurídica.

Outra alegação apresentada foi a de que, como não existe legislação sobre o assunto, a universidade teria agido nos limites de sua autonomia.

O presidente do TRF considerou que a instituição, valendo-se da autonomia administrativa estabelecida no artigo 207 da Constituição Federal, "agiu acertadamente ao expedir o edital 01/04-NC, referente ao exame vestibular de seus cursos para 2005".

De acordo com Freitas, a liminar teve como base a ofensa ao princípio da isonomia e o argumento de que a decisão administrativa da UFPR tratava desigualmente negros e brancos.

O argumento do desembargador para suspender a liminar é de que a Constituição "persegue a redução das desigualdades sociais e a igualdade de condições para acesso e permanência na escola".

"Uma das maiores aspirações da sociedade brasileira atualmente é a da igualdade de oportunidade a todos", afirmou ele, que ponderou também não ser tarefa da Justiça definir política de educação superior.

"O ensino público básico é ineficiente e, por isso, os que buscam as universidades públicas e têm sucesso, na maioria dos casos, são egressos de escolas particulares e, conseqüentemente, de classe social mais alta", disse.


LÉO GERCHMANN
da Folha de S. Paulo, de Porto Alegre

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
13 /12/2004
48% dos "sem-estudo" quer voltar à escola
13 /12/2004
Mínimo pode subir para R$ 300 em abril
13 /12/2004
ONGs do Brasil empregam mais do que o governo federal
10 /12/2004
Cidadãos e empresas podem doar parte do imposto devido a ONGs
10 /12/2004
País tem quase dois abortos ilegais por minuto
10 /12/2004
Dados oficiais não acompanham aumento da violência contra a criança
09/12/2004
IBGE mostra Terceiro Setor com 5% das empresas do país
09/12/2004
Mais de 27 milhões de crianças vivem na pobreza no Brasil
09/12/2004
Protagonismo juvenil é tema de seminário
09/12/2004
União prepara SUS da assistêncial