REFLEXÃO

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RADAR DO MUNDO
11/06/2008

Esporte de elite realiza inclusão social

  Mariana Marteleto

Na sociedade carioca o golfe está sendo utilizado como objeto de inclusão social para jovens de baixa renda. Localizado no Bairro do Recreio, o campo Banana Golf é palco de uma escolinha de golfe, onde os jovens da comunidade podem interagir com o esporte. Além disso, é o primeiro campo público do estado, segundo a Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro.

Na escolinha, sem precisar pagar, eles aprendem os fundamentos do esporte e os colocam em prática. Dessa forma, ao invés de apenas verem as pessoas jogarem, os jovens passam a estabelecer um contato maior com o esporte. “Durante a construção do campo muitas crianças procuravam o lugar para largar pipas já que não tinha postes de eletricidade, e outras dificuldades. Sempre convivemos com as crianças da comunidade que fica ao lado do campo de golfe. Elas sempre olhavam o golfe como algo muito perto e muito distante”, diz o presidente do projeto Pedro Antônio Ribeiro da Silva.

Além de inserirem as crianças no esporte, o programa colabora com a formação e educação delas. As famílias puderam observar uma melhora no comportamento das crianças em relação à concentração e à disciplina, informa Pedro Antônio.

Assim como no Brasil, é realizado um projeto semelhante nos Estados Unidos. A Fundação Tiger Woods (Tiger Woods Foundation), fundada pelo jogador de golfe Tiger Woods. Destinada à comunidade americana, possui um time júnior formado por jovens de 7 a 17 anos.

“Em 1996, meu pai e eu fundamos a Tiger Woods Foundation para inspirar as crianças, porque eu acredito na transmissão de valores como integridade, honestidade e disciplina, que aprendi com meus pais e professores”, conta Tiger Woods em carta publicada no site da fundação.

Além das crianças serem inseridas no golfe, são oferecidas bolsas de estudos em faculdades americanas. Proporcionando também a oportunidade de ter uma formação no ensino superior.
Mariana Marteleto, aluna do 2º ano do ensino médio, do Colégio Bandeirantes - mariana.marteleto@terra.com.br

   
Apresentação

O Radar do Mundo é produzido pelo projeto Idade Mídia do ensino médio do Colégio Bandeirantes, de São Paulo, desenvolvido pelos jornalistas Alexandre Sayad e Gilberto Dimenstein, que mistura o mundo da educação ao da comunicação (a chamada educomunicação). Em uma sociedade em que a informação está presente na vida dos jovens durante todo o tempo, a educação tem a necessidade de acompanhar essas novas demandas.

 
 
 

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