Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Fraude na Daslu

A empresária Eliana Tranchesi, dona da Daslu, foi presa. Ela e outras seis pessoas são acusadas de importação irregular, nos crimes de descaminho e sonegação fiscal.


Mais resultados: Anteriores 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximos
Comentários dos leitores
Roberto Terribile (129) 29/03/2009 15h00
Roberto Terribile (129) 29/03/2009 15h00
O caso Daslu serve de alerta aos navegantes, agora parece que os devedores de impostos serão presos, assim, vendam suas redes de Lojas,fechem e caiam fora,avisem os possíveis investidores externos que no Brasil acabou a moleza, quem não quizer pagar 50% de imposto para trabalhar que não venha,e quem tá dentro que saia logo. Viva o cumprimento da Lei! 35 opiniões
avalie fechar
Marcos Burger (3) 29/03/2009 14h51
Marcos Burger (3) 29/03/2009 14h51
Não precisa prender. Bloquear os bens e tirar o patrimônio mal havido dá mais resultado. Esse pessoal acostumado com riquezas e mais riquezas tem de sofrer na pele as dificuldades impostas aos menos aquinhoados. E multas e afins devem ser cobradas. Não adianta autuar e ultar sem cobrar.
O devedor de IPTU em atraso paga multa. Porque impostos de importação e outros não pagos, sonegação praticada por poderosos, não são realmente cobrados? Está na hora dos ricos pagarem impostos também.
46 opiniões
avalie fechar
Tiago Garcia (40) 29/03/2009 14h35
Tiago Garcia (40) 29/03/2009 14h35
O ódio irracional que assola o país finalmente bate ao judiciário, pobre empresária, martirizada, mandada a quase 100 anos de prisão por sonegação de impostos.
Assassinos e sequestradores, e outros seres que praticam a violência, traficantes que corrompem nossas crianças e jovens, esses "coitados" são "vítimas do malvado capitalismo".
O que está havendo no Brasil afinal?
Tão mais fácil apurar os impostos devidos, penhorar os bens da empresária e liquidar a cobrança. Aplica-se uma multa severa e pronto, problema resolvido. E mesmo assim para que? Com uma das maiores cargas tributárias do mundo, e uma ineficiência estatal horrorosa para que pagamos nossos tributos no Brasil???
Somos onerados em mais de 60% nos valores dos bens de que necessitamos, e nossos hospitais são miseráveis, nossas estradas lastimáveis. E para que nós pagamos tudo isso???
Para o Estado bancar inúmeras bolsas esmolas?? Fomentando a preguiça e a procriação em regiões improdutíveis? Ou a distribuição de preservativos e géis lubrificantes em nossos postos de saúde, enquanto faltam remédios? Ou ainda financiando invasões de propriedades e destruição de laboratórios agrários por movimentos "sociais" de reinvidicação de terras?
Temos que voltar a agir com racionalidade e proporcionalidade. Quem comete crimes deve ser punido proporcionalmente ao dano cometido.
Sonegou?? Pagou! Com juros e correção e multa.
Violentou, agrediu e machucou? Tem que sofrer da mesma forma.
396 opiniões
avalie fechar
W H (9) 29/03/2009 13h57
W H (9) 29/03/2009 13h57
É muita desinformação achar que ninguém pode dever 1 bi em impostos. Veja só o caso da Ambev, recém julgado, de quase 2bi. Como esses, existem muitos outros que não aparecem no noticiário, pois existe o sigilo fiscal e só ficamos sabendo se a informação vaza ou se a empresa mesmo divulga, o que é muito raro. Além disso, 1 bi inclui impostos, multas e juros, e não somente em impostos. Quando existe o motivo criminoso, a multa pode superar em algumas vezes o valor dos impostos.
Mais desinformado ainda é quem acha que a fiscalização federal é calcada em achismo. As fiscalizações são pautadas por rígidos parâmetros e podem, conforme o caso, passar por 6 crivos(não três, como qualquer outro litígio)...3 administrativos, que incluem um órgão que tem REPRESENTANTES DOS EMPRESÁRIOS COMO JULGADORES, e 3 judiciais. Se passar por tudo isso, só pode ser justa a multa.
39 opiniões
avalie fechar
Marcos Antonio (2) 29/03/2009 13h18
Marcos Antonio (2) 29/03/2009 13h18
AO judiciário, não cumpre "mandar recados" e sim cumprir a lei. Nem mais nem menos. 80 opiniões
avalie fechar
Marcos Antonio (2) 29/03/2009 13h14
Marcos Antonio (2) 29/03/2009 13h14
A decisão dessa juíza e as atitudes deste procurador me parecem mais que buscam descontar alguma (s) frustração (ões) sobre um ícone do consumismo. Quem sabe a pratica de algum esporte de contato, ou luta marcial não os auxilie a dirigir eventuais recalques de cunho economico passado para que prolatem / busquem sentenças mais equilibradas. Outra alternativa - menos atlética e mais preguiçosa por sinal - pode ser o divã de um psicólogo ou enTão a filiação a um partido político desses xiitas raivosos / frustrados como cansamos de ver por aí....
O que essa turma precisa entender é que acabam por frustar a expectativa popular duplamente: primeiro ao buscar/prolatar uma sentença que, por desequilibrada será facilmente reformada em instância superior deixando a opinião publica com a impressão de que a justiça não alcança o andar de cima e depois, mandando prender antes do transito em julgado mesmo sabendo que a prisão será relaxada e novamente aí passando a mensagem de impunidade.
Tais magistrados devem primeiro buscar maior maturidade em seu comportamento sem querer "jogar par o publico" ou então encontrar outras formas de descarregarem suas eventuais frustrações...
79 opiniões
avalie fechar
Dirceu Lopes (1) 29/03/2009 13h13
Dirceu Lopes (1) 29/03/2009 13h13
Isso naõ vai dar em nada. Faça um levantamento de todas as outras operações da PF envolvendo pessoas com poder aquisitivo alto e veja o que deu. Ex: Mensalão, Construtra Gualtama, Caso Daniel Dantas... e assim por diante. Na minha opinião tinham que star todos presos. 28 opiniões
avalie fechar
Freddy Grandke (244) 29/03/2009 13h07
Freddy Grandke (244) 29/03/2009 13h07
Não discuto as razões pelas quais D.Eliana foi presa. Mas a nossa "polícia" e a nossa "justiça" deveriam sim fazer essa pirotecnia toda para prisões dos que estão matando a nossa reserva florestal. Esses sim deveriam ser condenados a 94 anos de cadeia sem direito a todo e qualquer subterfugio que a lei permite em seus meandros para tirar todo e qualquer pilantra da cadeia. A D. Eliana sonegou ? Faça-a pagar multas. O malandro desmatou ? Cana nele. Afinal ele está matando a humanidade devagar sem se preocupar com as gerações que vem atrás. Está movido única e exclusivamente pelo dinheiro em seu bolso. Quer dizer. Temos dois pesos e duas medidas. Mas no fim nenhuma das duas resolve alguma coisa. Continuam fazendo tudo errado. 43 opiniões
avalie fechar
ADRIANO A BRUNO (30) 29/03/2009 12h17
ADRIANO A BRUNO (30) 29/03/2009 12h17
A Juíza está de parabéns. Sonegador deve ser punido exemplarmente. É um crime que faz um número indeterminado de vítimas. Os impostos sonegados por essa organização criminosa chique fazem falta lá no corredor dos hospitais estaduais. Nos salários dos professores. Para a polícia. Para os postos de saúde. Para os abrigos de velhinhos.
Sonegação é uma chacina silenciosa.
E essa conversa de que precisa sonegar para produzir não me comove. Isso é desculpa de sonegador.
Espero que as condenações de agora em diante sejam pesadas como essa. Chega da somente os assalariados ficarem bancando a arrecadação de impostos neste país.
30 opiniões
avalie fechar
André Mitkiewicz (2) 29/03/2009 11h44
André Mitkiewicz (2) 29/03/2009 11h44
Concordo com a reportagem em gênero número e grau, achei muito bom a policia federal e a justiça começarem a investigar e a prender gente de colarinho branco que antes não eram punidos, mas condenar a 94 anos de prisão por crime fiscal achei desproporcional em relação acasos por exemplo de homicídios, acho que a melhor forma de condenação seria a juiza bloquear os bens para ressarcimento aos cofres públicos. Creio q não aja punição melhor pra gente q adora dinheiro do que sequestrar os bens para pagamento. Quer punir quem adora dinheiro? é só tirar o dinheiro deles, preferem morrer a perder dinheiro, e nesse caso seria o mais apropriado, ja que o crime foi a sonegação fiscal. Agora a juiza pune com uma pena de prisão elevada achando que estava fazendo justiça, sabem o q vai acontecer? NADA!!! eles ja foram soltos, não vão devolver nada aos cofres publicos e vão continuar sonegando. Duvidam???? Esperem o tempo passar e que vcs verão isso acontecer. Infelizmente. 76 opiniões
avalie fechar
Endinheirados cometem crimes contra toda a sociedade e sabem que tudo vai acabar em pizza pois um cenário já manjado por todos está montado: legisladores mau intencionados elaboram leis manipuladoras,advogados gatunos à e$preita e instituiçoes publicas reféns,sem poder cumprir o seu papel. 28 opiniões
avalie fechar
André Novais (1) 29/03/2009 10h25
André Novais (1) 29/03/2009 10h25
Também me revolta a complacência da justiça brasileira para com os mais ricos. Mas infelizmente o problema é a cultura do brasileiro em geral, tanto os ricos quanto os pobres. Pois o que irrita tanto quanto a corrupção da justiça, é a hipocrisia do povo. Todos estão inconformados pela justiça libertar a acusada por crime de contrabando, porém aposto que destes inconformados, pelo menos metade tem em casa algum produto adquiriu sabendo ser fruto de contrabando. Já não tenho muita esperança, o problema não é só quem esta no poder, o problema é generalizado. 72 opiniões
avalie fechar
Alberi Petersen (1) 29/03/2009 08h12
Alberi Petersen (1) 29/03/2009 08h12
Impressionante o sentimento de impunidade da dona da Daslu, mesmo depois de ser presa continuou cometendo o crime. Alguém acredita que ela seja inocente? Todos sabemos que as acusações são verdadeiras, e ela ainda fala que vai fazer o império Daslu crescer mais. Que crescimento é este? Sonegando? Fala sério, isto é uma vergonha. E qual esperança que como cidadão podemos ter? Nenhuma, com um presidente do supremo (STF) que atua como lider político de oposição, defendendo e soltando descaradamente os corruptos da elitesinha brasileira. Por isto, mais 20 anos de governo de esquerda e fora da elite para alguma esperança existir, eles não podem voltar ao poder central em Brasília! 31 opiniões
avalie fechar
jose leordino (4) 29/03/2009 07h55
jose leordino (4) 29/03/2009 07h55
Ela vai crescer anda mais a conta bancaria atraves de sonegação fiscal.Pra ficar na cadeia não pode porque tem cancer,prá sonegar pode,aí ela fica mais sã do que eu.Eta sacanagem né 17 opiniões
avalie fechar
carlos serra (6) 29/03/2009 07h46
carlos serra (6) 29/03/2009 07h46
O nosso mundo atual está em estado de colapso espiritual. O homem moderno, enfunado de descobertas, é um abstêmio do espírito. A fase de onda atual representa a inércia das qualidades mais nobres da alma. A imprensa gosta de destacar os delitos e todas as piores baixezas humanas. Mesmo debaixo das aparências mais intelectuais, respira-se sempre um ar de depravação. É preciso reagir e salvar-se. É preciso aprender a substituir por esses valores superiores os inferiores da riqueza material, para tornarmo-nos independentes dela o mais que pudermos, de todos os dissabores que dela se originam. Dá-se tanto valor ao dinheiro, que não se pode resolver o problema espiritual se não for antes resolvido o material. É verdade. Mas o grande erro consiste em considerarem-se as coisas do espírito como artigo de luxo, supérfluo, ao qual se recorre somente quando se está saciado de tudo e não se sabe mais desejar outra coisa; entretanto, são elas as coisas de primeira necessidade. É ainda verdade que o bem-estar econômico por si só não basta e que o problema da vida não é de solução tão simples, como o crê a moderna psicologia utilitária e materialista. Habeas Corpus? Lei humana? Essa irmã e tantos outros já estão condenados pela Suprema Lei de DEUS, que trabalha em silêncio, sem o homem perceber. O que se aplica aqui embaixo é disciplina, força, muito longe do conceito de justiça, que só Deus sabe. As bestas-feras fazem o que querem, mas pagarão com dor e sofrimento. Ninguém escapa. Paz 60 opiniões
avalie fechar
ary almeida (38) 29/03/2009 00h41
ary almeida (38) 29/03/2009 00h41
Ja que não publicam meu comentario na integra,façam por si uma analise dos crimes cometidos pela empresaria Eliana Tranchesi e a Ministra Chefe da Casa Civil Dilma Rousseff,a primeira condenada em 94,5 anos - no Regime Democratico e a segunda,3 anos - no Regime Militar.Tirem suas conclusões. 56 opiniões
avalie fechar
Marcelo Ferreira (45) 28/03/2009 21h16
Marcelo Ferreira (45) 28/03/2009 21h16
E ainda temos que ler comentários sobre ranso social. Será que haveria tanta polêmica sobre prisão de rico se eles fossem mantidos na prisão? Será que haveriam tantos defensores irônicos que sempre tratam de fomentar a guerra social entre ricos e pobres fazendo comentários maldosos e gerando mais e mais polêmica na tentativa de inverter os valores como sempre?
Creio que a impunidade seja a grande culpada aqui.
Ficamos aqui por vezes nos degladiando falando um do outro, ofendendo um ao outro quando aquilo que chamamos justiça é o que cospe na nossa cara. Devíamos pensar melhor antes de falar em ranso social, falar que pobre não vê a hora de rico se danar mas não deseja tanto assim a punição de político corrupto porque tem a mesma natureza e repensar nossos valores.
Todos os dias há histórias de rico sendo preso e solto e pobre parando só na primeira fase, não se pode dizer que é ranso social e dizer que pobre tá revoltado e invejoso, infelizmente nosso desejo de que os outros se ferrem é meio genérico nos sapiens sapiens e sempre sabemos muito bem como justificar nossos próprios erros e posições, mas a justiça devia ser algo maior que nós e nosso poder de autocrítica deveria ser maior que nós também. É possível que não viva para ver um país onde as pessoas se enxerguem como são e aceitem de bom grado as punições em caso de erro, mas como aceitar uma punição e ir preso se eu posso estar no meu iate no mediterrâneo esbanjando meu francês e podendo chamar pobre de invejoso?
18 opiniões
avalie fechar
Valter Salgado (13) 28/03/2009 20h40
Valter Salgado (13) 28/03/2009 20h40
Ah se fosse um coitado que tivesse roubado uma lata de sardinha num supermercado para matar a fome......................no mínimo uns 5 anos de cadeia............................. 13 opiniões
avalie fechar
Mauricio Motta (1) 28/03/2009 20h07
Mauricio Motta (1) 28/03/2009 20h07
Pelo jeito não é a crise que vai acabar com o Brasil, e sim o mar de lama que o Congresso, a Justiça as empreiteiras e a Dona da Daslu, no País é melhor estar fora da lei do que ser honesto. 15 opiniões
avalie fechar
viviane farias (1) 28/03/2009 19h31
viviane farias (1) 28/03/2009 19h31
por isso que este país não vai prá frente.. não tem jeito. 10 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (408)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página