Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/10/2005 - 12h34

Líder tucano diz que ministro da Agricultura deveria pedir demissão

Publicidade

FELIPE RECONDO
da Folha Online, em Brasília

O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), afirmou hoje que o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, deveria deixar o cargo por não ter recebido recursos orçamentários previstos para o combate à febre aftosa.

"Roberto Rodrigues deveria pedir demissão, pois avisou com muita antecedência sobre a possibilidade desse surto, e seu desencanto com o governo Lula é visível", afirmou.

Ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva negou, em Portugal, que tenha faltado verba para o combate à aftosa e que a falta de recursos fosse justificativa para o surgimento do foco da doença em Eldorado (MS). Disse ainda que parte da culpa era dos pecuaristas, que não vacinaram seus rebanhos.

"Além da responsabilidade de o governo fiscalizar, o primeiro responsável pela vacinação do rebanho é o proprietário. Ele sabe que precisa fiscalizar [vacinar] porque aquilo é seu patrimônio, seu ganha-pão. Portanto, ele tem de cuidar. Quem age com irresponsabilidade é o proprietário", afirmou.

O líder tucano criticou as declarações do presidente. "Este é um governo incompetente e cínico. Incompetente quando não libera recursos suficiente para a fiscalização dos rebanhos bovinos. Cínico quando tenta passar para os donos dos rebanhos a responsabilidade pelo surto de febre aftosa", disse.

Leia mais
  • Estados criticam Lula por culpar pecuaristas pelo foco de aftosa
  • Lula diz que não faltou dinheiro para prevenir aftosa
  • Ministro pode cair por criticar falta de verba
  • Governo suspeita da existência de aftosa em outra fazenda do MS

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a febre aftosa
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página