Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/10/2005 - 08h20

Indonésia impõe embargo às importações de carne do Brasil

Publicidade

VINICIUS ALBUQUERQUE
da Folha Online

O Ministério da Agricultura da Indonésia anunciou nesta segunda-feira o embargo às importações de carne brasileira e de produtos derivados, depois da descoberta de um foco de febre aftosa no município de Eldorado, no Mato Grosso do Sul.

O embargo inclui as importações de carne, laticínios e ração para animais. A importação de grãos, no entanto, não foi afetada, segundo comunicado do ministério.

Com o embargo da Indonésia, sobe para 32 o número de países que já anunciaram medidas deste tipo contra a importação de carne e produtos derivados do Brasil. O embargo imposto pelos 25 países da União Européia atinge a produção de Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo.

A barreira feita pela África do Sul, Israel e Cuba --que compra apenas suínos do Brasil-- atinge todo o país. O embargo do Chile e da Rússia está restrito ao Mato Grosso do Sul e o da Argentina atinge apenas a área interditada do Estado, que engloba cinco municípios.

A Indonésia não está entre os maiores consumidores de carne brasileira. O Brasil, no entanto, é um exportador-chave de soja e milho, usados na alimentação dos rebanhos no país.

Segundo o ministério, o embargo será retirado assim que a OIE (Organização Mundial de Saúde Animal) declarar o Brasil livre da doença.

A febre aftosa não afeta a saúde de pessoas que consumam carne contaminada com a doença, mas provoca febre nos animais atingidos, que perdem peso e se tornam menos férteis. Não são registrados casos de febre aftosa na Indonésia desde 1990.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Estados criticam Lula por culpar pecuaristas pelo foco de aftosa
  • Lula diz que não faltou dinheiro para prevenir aftosa
  • Ministro pode cair por criticar falta de verba
  • Líder tucano diz que ministro da Agricultura deveria pedir demissão

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a febre aftosa
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página