Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/12/2005 - 11h20

Receita deflagra operação contra contrabando na rua 25 de Março

Publicidade

da Folha Online

A Receita Federal, a Polícia Federal e a Secretaria de Fazenda do Estado de São Paulo deflagraram nesta quinta-feira uma nova operação integrada de combate ao contrabando, sonegação e descaminho (importação irregular) na região da rua 25 de Março, no centro de São Paulo. A região é considerada o maior shopping a céu aberto do país.

A ação de hoje dá continuidade à Operação Sagitário, iniciada no começo do mês. A primeira batida ocorreu dia 2 no Stand Center, na avenida Paulista. Na terça-feira, a operação atingiu o Promocenter, um shopping de eletrônicos e artigos importados localizado na rua Augusta, nas imediações da avenida Paulista.

Nesta terceira edição da Operação Sagitário estão envolvidos 1.300 agentes públicos, entre fiscais, policiais federais, militares e civis.

Em comum, todos os locais atingidos pela Operação Sagitário são considerados centros populares de compra. Além disso, a ação foi detonada neste mês de dezembro, quando as vendas ficam aquecidas por conta do Natal.

Apreensão

Na primeira edição da Operação Sagitário, no Stand Center, foram apreendidos 1.600 sacos (com capacidade de 100 litros cada um). Cinqüenta das 200 lojas do shopping tiveram suas portas arrombadas para que se cumprisse os mandados de busca e apreensão.

Na segunda fase, no Promocenter, a operação apreendeu 1.000 sacos e caixas com capacidade para 100 litros de mercadorias. Das 140 lojas fiscalizadas no Promocenter, 60% fecharam as portas para impedir a ação fiscal, mas todas foram abertas.

A Receita informou que 90% das mercadorias apreendidas tinham origem estrangeira e estavam sem a documentação fiscal e eram produtos falsificados.
Outros 10% eram de origem nacional, mas estavam sem documentação fiscal. Somente 10% das lojas estavam funcionando dentro da legalidade.

A Receita informou que diversas equipes de fiscais continuam nesses locais para impedir o retorno do comércio ilegal.

Leia mais
  • Brasil deixa de arrecadar R$ 12,8 bilhões com pirataria, diz Ibope
  • Stand Center é reaberto com 20% dos estandes em operação

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Promocenter
  • Leia o que já foi publicado sobre o Stand Center
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página