Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/01/2006 - 13h12

Varig pede colaboração de funcionários na recuperação da companhia

Publicidade

FABIANA FUTEMA
da Folha Online

O presidente da Varig, Marcelo Bottini, está realizando uma peregrinação pelos principais pólos de concentração de funcionários da companhia aérea. Depois de se reunir ontem com trabalhadores de São Paulo, Bottini se encontra hoje com os funcionários de Porto Alegre.

No encontro, Bottini deve explicar aos funcionários o plano de recuperação aprovado pelos credores. O plano cria quatro FIPs (Fundos de Investimento e Participação) para agrupar três classes de credores (trabalhistas, com e sem garantias) mais a Fundação Ruben Berta, que detém 87% do capital votante da companhia aérea.

Além de detalhar o plano, Bottini deve voltar a pedir a colaboração dos funcionários na recuperação da companhia.

"Eles [Varig] querem fazer os funcionários acreditar que são eles que vão salvar a Varig. Não são os salários em atraso que vão pagar as dívidas da companhia", disse a presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Graziella Baggio.

Para ela, a principal preocupação dos aeronautas é com o pagamento dos créditos trabalhistas. "Aprovaram um plano em que a companhia se compromete a pagar o que deve aos aeronautas em 36 meses sem juros nem correção. A empresa não ofereceu nenhuma garantia para o pagamento desse compromisso."

No dia 28 de dezembro, os juízes Luiz Roberto Ayoub e Marcia Cunha, homologaram o plano de recuperação judicial da Varig. A decisão foi proferida seis meses após o ajuizamento do pedido de recuperação na Justiça do Rio.

Com isso, a companhia aérea terá até dois anos para se recuperar. No entanto, Ayoub disse que nada impede que certos complementos levem até 15 anos.

Leia mais
  • Varig inicia recomposição da frota com ajuda da Boeing e antecipação de recebíveis
  • Varig quer aprovar venda fatiada da VarigLog e VEM
  • Bottini diz a funcionários que prioridade é pagar empresas de leasing

    Especial
  • Leia mais sobre a recuperação judicial da Varig
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página