Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/04/2006 - 10h38

Recadastramento de aposentados tem baixa adesão de retardatários

Publicidade

VITOR SORANO
do Agora

No primeiro dia de suspensão de pagamento dos aposentados que não fizeram o recadastramento do INSS, menos de 5% deles foram aos bancos para fazer o censo e reativar o benefício. O dado tem como base os levantamentos do Banco do Brasil, banco com o maior número de recadastrados, e do Itaú.

Se o número continuar o mesmo hoje, quando a segunda leva de quem teve o pagamento suspenso recebe (finais de benefício 2 e 7) no banco, cerca de 90% (72 mil) dos 81 mil segurados que tiveram o benefício suspenso neste mês tinham mesmo problemas com os dados e fraudavam o INSS. Esses segurados foram convocados em outubro do ano passado e tiveram até o dia 24 de fevereiro para se recadastrar.

Dos 81 mil, 24.314 recebiam pelo Banco do Brasil. Apenas 1.112 apareceram ontem para atualizar os dados e receber o dinheiro --ou 4,57%. Responsável por 3.679 benefícios cancelados, o Itaú recebeu só 156 segurados que, com a suspensão, tiveram de fazer o censo.

Na última quinta-feira, o ministro da Previdência, Nelson Machado, afirmou que a maioria dos 80.989 benefícios suspensos é de pagamentos indevidos. O ministério já trabalhava com a expectativa de que 10% de todos os 2,4 milhões convocados na primeira fase do recadastramento (que foi de outubro a dezembro de 2005) poderiam perder o benefício por conta de fraudes.

Segundo o Ministério da Previdência, quem teve o dinheiro bloqueado agora tem até o mês de junho para recuperá-lo nas agências bancárias. Basta levar CPF e um documento de identificação para fazer o seu recadastramento.

Próxima lista

O INSS espera soltar a próxima lista de benefícios suspensos no dia 13 de abril. Desta vez, são aposentados que, convocados para o censo em novembro, ainda não atualizaram seus dados.

No final deste mês, termina o prazo para o recadastramento de quem foi convocado no mês de dezembro. Se esses segurados não fizerem o censo, devem ter o pagamento da aposentadoria suspenso no mês de junho.

Pelo calendário do INSS, ontem começou a segunda etapa do censo. Cerca de 14,7 milhões de aposentados foram chamados no mês passado, na hora em que receberam o benefício, para a atualização de dados. Ontem, já poderia se recadastrar quem tinha final de benefício número 1. Segundo Banco do Brasil, 61.879 segurados se recadastraram só ontem.

Em maio, o censo segue para quem tem final 2, e assim por diante, conforme o final do benefício, até janeiro de 2007. Dúvidas podem ser tiradas no banco onde o benefício é sacado.

Leia mais
  • Venezuela pode comprar aviões russos em lugar de Super Tucanos
  • Governo reajusta valores do seguro-desemprego em 16,66%
  • PF prende 47 servidores e empresários por fraudes trabalhistas
  • Secretária ganha indenização de R$ 42 mil por ofensa de chefe

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o recadastramento dos aposentados
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página