Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/04/2006 - 12h07

PF prende 47 servidores e empresários por fraudes trabalhistas no Rio

Publicidade

da Folha Online

A Polícia Federal deflagrou hoje a 'Operação Paralelo 251' com o objetivo de cumprir 56 mandados de prisão contra suspeitos de fraudes trabalhistas no Rio de Janeiro. Segundo o Ministério do Trabalho, 47 pessoas já foram presas. Todos são servidores e ex-servidores da Delegacia Regional do Trabalho do Rio e empresários beneficiados pelo esquema de corrupção.

Os presos deverão ser indiciados pelos crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, tráfico de influência, concussão, prevaricação, furto qualificado, supressão de autos, inserção de dados falsos em sistemas informatizados e violação de sigilo funcional.

A quadrilha é suspeita de comandar um esquema de corrupção dentro da DRT do Rio e 'vendia' serviços irregulares, como homologações de rescisões trabalhistas sem a presença dos empregados, benefícios em fiscalizações trabalhistas sem lavratura de autos de infrações e subtração de autos de procedimentos administrativos contra empresas.

A operação, que também conta com a participação de servidores do Ministério do Trabalho e do Ministério Público Federal, reúne mais de 420 policiais, que cumprem os 56 mandados de prisão e outros 103 mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro, Niterói, Nova Iguaçu, Magé, São Pedro da Aldeia, Friburgo e Maricá. Os mandados foram expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal da Justiça Federal no Rio de Janeiro.

As investigações da PF iniciaram há um ano e meio, quando auditores da Corregedoria do Ministério do Trabalho encaminharam as denúncias de irregularidades na Delegacia Regional do Trabalho no Rio.

A organização criminosa também é suspeita de proteger empresários, interferindo em fiscalizações trabalhistas conduzidos por outros servidores com o objetivo de torná-las ineficazes.

O nome da operação, 'Paralelo 251', faz referência à criação de um verdadeiro órgão 'paralelo' dentro da Delegacia Regional do Trabalho, que está localizada na avenida Antônio Carlos, 251.

Leia mais
  • Venezuela pode comprar aviões russos em lugar de Super Tucanos
  • Governo reajusta valores do seguro-desemprego em 16,66%
  • Secretária ganha indenização de R$ 42 mil por ofensa de chefe
  • Censo de aposentados tem baixa adesão de retardatários

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre fraudes trabalhistas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página