Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/04/2006 - 20h20

BNDES não confirma negociação de socorro à Varig

Publicidade

ANA PAULA RIBEIRO
da Folha Online, em Brasília

O novo presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Demian Fiocca, não confirmou hoje se a instituição irá negociar uma ajuda financeira à Varig.

"O BNDES não se pronuncia sobre questões que estão em conversações, em negociações. Se tivesse [uma negociação] eu não poderia dizer", disse.

Fiocca ressaltou que o BNDES trata todas as operações de maneira técnica e que na última negociação com a Varig, ela não se deu de forma direta, já que o dinheiro foi emprestado ao comprador da Varig Log e da VEM (Varig Engenharia e Manutenção), e não diretamente à empresa.

"O BNDES não emprestou para a Varig. O BNDES facilitou o empréstimo ao comprador para que o comprador pudesse desembolsar [recursos) para a Varig. De um modo geral o governo entende que, sempre que possível, é importante contribuir para que setores em dificuldade não enfrentem crises maiores", disse.

Para Fiocca, caso o BNDES volte a negociar com a Varig, o rigor técnico será mantido. "Se viemos a enfrentar essa questão novamente, vamos dar o mesmo tratamento técnico."

O presidente da Varig, Marcelo Bottini, já pediu uma audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para conversar sobre a situação da Varig. Disse que a empresa tem um caixa "limitado" e que negocia uma linha de crédito com fornecedores, Infraero (empresa que administra aeroportos) e BR Distribuidora.

Prioridades

Questionado sobre quais são as prioridades do banco para esse ano, ele disse que o foco maior será nos setores de externalidades positivas para economia. Ou seja, as operações que possam contribuir para o crescimento da economia.

Entre essas áreas, ele citou as de inovação tecnológica, infra-estrutura e geração de energia elétrica.

Leia mais
  • Presidente da Varig já admite deixar gestão da empresa
  • Proposta de compra da Varig prevê demissão e redução de frota
  • Em mensagem a Lula, Varig ameaça parar
  • Credores tentam na Justiça tirar presidente da Varig da gestão

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a crise da Varig
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página