Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/04/2006 - 11h12

Pão francês é produto campeão de irregularidades, diz Ipem-SP

Publicidade

da Folha Online

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas) divulgou hoje a sexta pesquisa da cesta básica deste ano e constatou que o pão francês é o produto de maior irregularidade.

Entre capital e interior, foram verificados 3.902 produtos variados. Entre eles, 53 (1,36%) estavam irregulares quanto ao peso.

O Ipem informou que, em São Paulo, a panificadora e confeitaria Povoa foi a responsável pela maior irregularidade. Foi constatado 5g a menos no pão francês de 50g obrigatórios. Ou seja, uma diferença de 10%.

Em Presidente Prudente, o Ipem informou que o estabelecimento Odete Joana Hernandes Seribelli estava com o pão 13,24% menor do que o padrão, o que corresponde a 6,62g.

Em Campinas, as amostras recolhidas da Pães e Doces Dori apontaram um erro de 16,90% no peso. O pão francês do comércio Jonny de Oliveira, em São José dos Campos, apresentou diferença de 21,24% em relação ao peso padrão.

O Ipem também constatou irregularidades no GLP (gás de cozinha), leite e biscoitos vendidos em cidades do interior.

Quem apresentou irregularidades tem 15 dias para apresentar sua defesa junto à Superintendência do Instituto. Após esse período, haverá uma análise jurídica e administrativa para estipular uma penalidade, que varia de uma advertência ao pagamento de multas de até R$ 50 mil, dobrando na reincidência.

Leia mais
  • Multa por desistir de celular pode chegar a R$ 750
  • Após pacote, Lula promete novas medidas para a agricultura
  • SP e Rio concentram participação de investidores na Bovespa

    Especial
  • http://busca.folha.uol.com.br/search?q=%22Ipem%22&site=online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página