Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/05/2006 - 14h21

Investimento tem maior crescimento desde 2004, diz IBGE

Publicidade

IVONE PORTES
da Folha Online, no Rio

O aumento dos investimentos impulsionou a economia brasileira no primeiro trimestre deste ano. Segundo dados divulgados hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a formação bruta de capital fixo (investimento) cresceu 9% em relação ao mesmo período de 2005, maior alta desde o quarto trimestre de 2004, quando a expansão foi de 9,3%. Em relação ao quarto trimestre, os investimentos aumentaram 3,9%.

De acordo com Rebeca Palis, gerente de Contas Nacionais Trimestrais do IBGE, esse resultado teve forte contribuição com o desempenho do PIB (Produto Interno Bruto, a soma de todas as riquezas produzidas por um país) no primeiro trimestre. A economia brasileira cresceu 3,4% na comparação com os três primeiros meses do ano passado e 1,4% em relação ao quarto trimestre (dado com ajuste sazonal).

O aumento dos investimentos foi puxado, principalmente, pela construção civil. "O crescimento do crédito direcionado para a habitação e o programa de recuperação de rodovias impulsionaram o setor", disse Palis.

O economista da consultoria econômica LCA, Braulio Borges, ressalta também como fatores positivos que potencializaram a construção civil a queda dos juros, o aumento do investimento público em infra-estrutura e a melhora das condições de crédito para financiamento imobiliário.

Segundo dados do IBGE, o PIB da construção civil cresceu 7% em relação aos primeiros três meses do ano passado. Na projeção de Borges, deve fechar o ano com crescimento de 6%.

Leia mais
  • Após PIB, Mantega prevê crescimento de 4,5% neste ano
  • Investimento tem maior crescimento desde 2004, diz IBGE
  • Importações superam exportações pela 1ª vez desde de 2003, diz IBGE
  • Entenda o que é PIB e como é feito seu cálculo

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o PIB brasileiro
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página