Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/06/2006 - 15h50

Agência pede a aéreas endosso de passagens da Varig

Publicidade

PATRÍCIA ZIMMERMANN
da Folha Online, em Brasília

Ainda sem saber qual será a decisão que a Justiça tomará em relação à Varig, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) convocou executivos das principais empresas aéreas brasileiras hoje para discutir a situação da concorrente em dificuldades.

Segundo a assessoria de imprensa da Anac, uma das preocupações é de que as companhias continuem a endossar bilhetes e aceitem transportar passageiros que compraram passagens de vôos cancelados pela Varig.

Da reunião, que acontece na sede da Anac em Brasília, participam representantes da Webjet, TAM, Gol, BRA e OceanAir. Funcionários do Procon-SP também estão na Anac e buscam informações sobre como orientar os consumidores sobre o caso Varig.

Desde sábado a Varig tem cancelado pouco menos de 10% de seus vôos para realizar a manutenção de aeronaves. Os passageiros desses vôos têm sido deslocados para outros aviões da própria Varig ou de empresas concorrentes.

Caso a Justiça decida hoje não aceitar a única proposta apresentada para a compra da Varig no leilão da semana passada --a do TGV (Trabalhadores do Grupo Varig), de R$ 1,01 bilhão-- a tendência é de que a situação da companhia aérea se agrave ainda mais.

O juiz Luiz Roberto Ayoub, da 8ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, poderia então reabrir o prazo para o recebimento de propostas para a compra da Varig --nesta semana surgiram dois novos interessados-- ou, em último caso, decretar sua falência.

Se a Varig quebrar, as demais companhias aéreas teriam que absorver parte dos vôos nacionais e internacionais da empresa. A Anac avalia que esse processo será mais fácil para vôos nacionais, onde a Varig possui apenas 14% de participação de mercado.

Já os vôos internacionais, que tem a Varig como líder de mercado, deverão demandar também a ajuda de companhias aéreas estrangeiras para serem absorvidos.

Leia mais
  • Embaixadas ficam em alerta para o caso de a Varig parar
  • Justiça espera análise de nova proposta e mantém aviões da Varig
  • Procon diz que milha vale em concorrentes da Varig

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a crise da Varig
  • Leia a cobertura completa da crise da Varig
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página