Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/06/2006 - 20h22

Vôos da Varig foram cancelados por questão de segurança, diz Anac

Publicidade

PATRÍCIA ZIMMERMANN
da Folha Online, em Brasília

A maioria dos vôos da Varig cancelados desde o último sábado foram motivados por questões de segurança, segundo informou hoje o diretor-presidente da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Milton Zuanazzi.

"Muitas das aeronaves dessas que não voam, muitas delas, é a nossa fiscalização segurando. Não pode voar se a aeronave não está segura. Isso é fiscalizar. Isso é você jogar a favor do usuário. Seria irresponsabilidade mandar uma aeronave voar sem as devidas condições de segurança", afirmou.

Segundo a Varig, a iniciativa de cancelar vários vôos foi própria. A empresa lembra ainda que enfrentou problemas climáticos no sul do país, que atigiram todas as demais empresas aéreas.

Zuanazzi explicou que no momento da manutenção preventiva, quando há a necessidade de peças e não há recursos disponíveis para a troca, a aeronave não sai do hangar.

Zuanazzi elogiou, no entanto, a atuação da empresa diante dos cancelamentos de vôos. Segundo ele, a Varig não tem falhado nas suas obrigações de endosso e hospedagem dos usuários.

O diretor do órgão regulador evitou criticar as condições atuais de operação da Varig, alegando tratar-se de uma situação especial, já que a empresa está em recuperação judicial.

'Você quer que eu responda uma coisa contra a Varig, eu não vou responder', disse Zuanazzi ao ser questionado sobre o desempenho da companhia. Ele evitou comentar se a baixa regularidade (60%) apresentada pela empresa segundo levantamento da própria agência seria adequada.

'Tenho a esperança de que ela [a Varig] não saia do mercado', disse.

Hoje a diretoria da Anac esteve reunida com os diretores e presidentes das companhias aéreas regulares do país (TAM, Webjet, Gol, Total, Trip, Ocean Air e BRA) para atualizar o plano de contingência para o caso de falência da companhia.

Leia mais
  • Embaixadas ficam em alerta para o caso de a Varig parar
  • Justiça espera análise de nova proposta e mantém aviões da Varig
  • Procon diz que milha vale em concorrentes da Varig

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a crise da Varig
  • Leia a cobertura completa da crise da Varig
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página