Publicidade
Publicidade
20/06/2006
-
09h28
da Folha de S.Paulo
A Varig cancelou quase 40% dos seus vôos domésticos programados no mês passado. No caso do mercado internacional, 38% dos vôos previstos não decolaram, mostram dados divulgados ontem pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), órgão regulador do setor.
A agência divulga índices de regularidade (percentual de vôos que foram cumpridos), de pontualidade (percentual de vôos que saíram no horário) e um indicador formado pela ponderação dos dois, o índice de eficiência operacional.
Com muitos aviões parados, a Varig apresentou índice de regularidade de 62% em maio. Em abril, a companhia já havia feito apenas 69% dos seus vôos no mercado doméstico.
A grande queda, entretanto, foi no mercado internacional. Até abril, a Varig ainda tinha conseguido manter regularidade acima de 80%. O percentual despencou para 65% em maio.
A companhia aérea manteve em maio, na operação doméstica, índice de pontualidade de 89% (os números da Anac consideram atraso mais de quatro horas após o horário programado). Nos vôos internacionais, o índice subiu de 86% para 87%.
Para Paulo Sampaio, consultor do setor, os números refletem principalmente a indisponibilidade de frota. "É basicamente isso, pois o combustível está sendo fornecido e a Infraero está permitindo o embarque, mesmo sem pagamento. Tem muito avião da Varig parado."
A companhia foi parando vários dos aviões nas últimas semanas por não ter dinheiro para realizar manutenção.
Por causa do desempenho no índice de regularidade, o indicador de eficiência operacional da Varig caiu de 61 para 55.
No mês passado, Gol e TAM realizaram, respectivamente, 96% e 95% dos vôos domésticos e 99% e 100% dos vôos internacionais programados.
Regras cumpridas
A Varig tem cumprido as regras previstas pela legislação com relação ao tratamento dado aos usuários em caso de atraso e cancelamento de vôos, informou ontem a assessoria da Anac. De acordo com a Anac, quando o atraso para a saída de um vôo é de mais de quatro horas, a empresa tem de fornecer alimentação aos passageiros e hospedagem, se for o caso.
Em caso de vôo cancelado, é obrigação da aérea procurar alternativa de vôo para o passageiro em outra companhia.
A Varig possui cerca de 180 vôos por dia. A Anac considera normal cancelamento de até 10% do total de vôos.
Leia mais
Credores da Varig nos EUA pedem multa e prisão de dirigentes
Empregados usam diárias para pagar contas de casa
Juiz homologa venda da Varig para empresa de trabalhadores
Especial
Enquete: A Varig vai se recuperar após a venda?
Leia a cobertura completa da crise da Varig
Varig cancela 38% dos vôos nacionais e 35% dos internacionais em maio
Publicidade
A Varig cancelou quase 40% dos seus vôos domésticos programados no mês passado. No caso do mercado internacional, 38% dos vôos previstos não decolaram, mostram dados divulgados ontem pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), órgão regulador do setor.
A agência divulga índices de regularidade (percentual de vôos que foram cumpridos), de pontualidade (percentual de vôos que saíram no horário) e um indicador formado pela ponderação dos dois, o índice de eficiência operacional.
Com muitos aviões parados, a Varig apresentou índice de regularidade de 62% em maio. Em abril, a companhia já havia feito apenas 69% dos seus vôos no mercado doméstico.
A grande queda, entretanto, foi no mercado internacional. Até abril, a Varig ainda tinha conseguido manter regularidade acima de 80%. O percentual despencou para 65% em maio.
A companhia aérea manteve em maio, na operação doméstica, índice de pontualidade de 89% (os números da Anac consideram atraso mais de quatro horas após o horário programado). Nos vôos internacionais, o índice subiu de 86% para 87%.
Para Paulo Sampaio, consultor do setor, os números refletem principalmente a indisponibilidade de frota. "É basicamente isso, pois o combustível está sendo fornecido e a Infraero está permitindo o embarque, mesmo sem pagamento. Tem muito avião da Varig parado."
A companhia foi parando vários dos aviões nas últimas semanas por não ter dinheiro para realizar manutenção.
Por causa do desempenho no índice de regularidade, o indicador de eficiência operacional da Varig caiu de 61 para 55.
No mês passado, Gol e TAM realizaram, respectivamente, 96% e 95% dos vôos domésticos e 99% e 100% dos vôos internacionais programados.
Regras cumpridas
A Varig tem cumprido as regras previstas pela legislação com relação ao tratamento dado aos usuários em caso de atraso e cancelamento de vôos, informou ontem a assessoria da Anac. De acordo com a Anac, quando o atraso para a saída de um vôo é de mais de quatro horas, a empresa tem de fornecer alimentação aos passageiros e hospedagem, se for o caso.
Em caso de vôo cancelado, é obrigação da aérea procurar alternativa de vôo para o passageiro em outra companhia.
A Varig possui cerca de 180 vôos por dia. A Anac considera normal cancelamento de até 10% do total de vôos.
Leia mais
Especial
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Ministério Público pede bloqueio de R$ 3,8 bi de dono de frigorífico JBS
- Por que empresa proíbe caminhões de virar à esquerda - e economiza milhões
- Megarricos buscam refúgio na Nova Zelândia contra colapso capitalista
- Com 12 suítes e 5 bares, casa mais cara à venda nos EUA custa US$ 250 mi
- Produção industrial só cresceu no Pará em 2016, diz IBGE
+ Comentadas
- Programa vai reduzir tempo gasto para pagar impostos, diz Meirelles
- Ministério Público pede bloqueio de R$ 3,8 bi de dono de frigorífico JBS
+ EnviadasÍndice