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20/06/2006 - 09h28

Varig cancela 38% dos vôos nacionais e 35% dos internacionais em maio

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da Folha de S.Paulo

A Varig cancelou quase 40% dos seus vôos domésticos programados no mês passado. No caso do mercado internacional, 38% dos vôos previstos não decolaram, mostram dados divulgados ontem pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), órgão regulador do setor.

A agência divulga índices de regularidade (percentual de vôos que foram cumpridos), de pontualidade (percentual de vôos que saíram no horário) e um indicador formado pela ponderação dos dois, o índice de eficiência operacional.

Com muitos aviões parados, a Varig apresentou índice de regularidade de 62% em maio. Em abril, a companhia já havia feito apenas 69% dos seus vôos no mercado doméstico.

A grande queda, entretanto, foi no mercado internacional. Até abril, a Varig ainda tinha conseguido manter regularidade acima de 80%. O percentual despencou para 65% em maio.

A companhia aérea manteve em maio, na operação doméstica, índice de pontualidade de 89% (os números da Anac consideram atraso mais de quatro horas após o horário programado). Nos vôos internacionais, o índice subiu de 86% para 87%.

Para Paulo Sampaio, consultor do setor, os números refletem principalmente a indisponibilidade de frota. "É basicamente isso, pois o combustível está sendo fornecido e a Infraero está permitindo o embarque, mesmo sem pagamento. Tem muito avião da Varig parado."

A companhia foi parando vários dos aviões nas últimas semanas por não ter dinheiro para realizar manutenção.

Por causa do desempenho no índice de regularidade, o indicador de eficiência operacional da Varig caiu de 61 para 55.

No mês passado, Gol e TAM realizaram, respectivamente, 96% e 95% dos vôos domésticos e 99% e 100% dos vôos internacionais programados.

Regras cumpridas

A Varig tem cumprido as regras previstas pela legislação com relação ao tratamento dado aos usuários em caso de atraso e cancelamento de vôos, informou ontem a assessoria da Anac. De acordo com a Anac, quando o atraso para a saída de um vôo é de mais de quatro horas, a empresa tem de fornecer alimentação aos passageiros e hospedagem, se for o caso.

Em caso de vôo cancelado, é obrigação da aérea procurar alternativa de vôo para o passageiro em outra companhia.

A Varig possui cerca de 180 vôos por dia. A Anac considera normal cancelamento de até 10% do total de vôos.

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