Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/07/2006 - 11h21

Petróleo e testes de mísseis na Coréia do Norte afetam negócios em NY

Publicidade

da Folha Online

Os testes de mísseis realizados na Coréia do Norte nesta quarta-feira e o reflexo causado nos preços do petróleo afetaram o ânimo dos investidores para fazer negócios hoje em Wall Street.

Às 11h19 (em Brasília), a Bolsa de Valores de Nova York estava em baixa, com perdas de 0,68% no índice Dow Jones 30 Industrials, que operava com 11.151 pontos, e de 0,83% no S&P 500, que caía para 1.269 pontos. A Nasdaq, Bolsa na qual são negociados os papéis das empresas de alta tecnologia, caía 1,57%, para 2.156 pontos.

O governo norte-coreano realizou sete testes com mísseis hoje no mar do Japão. A ação provocou críticas dos EUA e da União Européia, além de levar o Japão a impor sanções, como o veto da entrada no país de funcionários norte-coreanos e de tripulações de navios e aviões norte-coreanos.

"Seja o que for que a Coréia do Norte esteja tentando alcançar, nada positivo sairá disto", afirmou o premiê japonês, Junichiro Koizumi

O petróleo, que abriu em tendência de baixa, interrompeu o declínio e voltou a subir, mas ainda não superou o resultado final de ontem (US$ 73,93). Às 10h45 (em Brasília), o barril para agosto estava cotado a US$ 73,91, ligeira baixa de 0,03% na Bolsa Mercantil de Nova York.

Hoje o Departamento do Comércio informou que os pedidos às fábricas americanas tiveram aumento de 0,7% em maio, depois de uma queda expressiva de 2% em abril. Mesmo com o --modesto-- aumento, economistas dizem que a economia americana ainda está em processo de desaquecimento, o que deve levar o Federal Reserve (Fed, o BC americano) a reverter em breve sua política de aumentos de juros.

A taxa do Fed está hoje em 5,25% ao ano.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Coréia do Norte faz novo teste com míssil; Japão impõe sanções
  • Conselho de Segurança da ONU convoca reunião para discutir crise coreana

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Coréia do Norte
  • Leia o que já foi publicado sobre o programa nuclear iraniano
  • Leia o que já foi publicado sobre os estoques de petróleo e gasolina nos EUA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página