Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/08/2006 - 13h52

Dilma diz que "não vê com bons olhos" fechamento da Volks no ABC

Publicidade

PATRÍCIA ZIMMERMANN
ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

A ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, ainda aposta em um acordo da Volkswagen com os trabalhadores para evitar o fechamento da fábrica em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.

"Nós, como governo, somos a favor sempre de um entendimento entre a Volkswagen e os trabalhadores. Obviamente, o governo não vê com bons olhos o fechamento de fábricas, notadamente a unidade de São Bernardo", afirmou ela, acrescentando, depois, que nas negociações é preciso que os dois lados envolvidos cedam. "A política de desgastes recíprocos não é boa."

A ministra destacou que, na reunião realizada na última segunda-feira com a montadora em Brasília, o governo deixou claro que o empréstimo do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) está condicionado à manutenção daquela fábrica, porque, segundo ela, os recursos solicitados pela Volks ao banco seriam destinados ao financiamento da expansão de linhas de produção em duas unidades especificamente, uma delas a de São Bernardo.

"Seria absolutamente estranho que a gente financiasse algo sem base material", disse Dilma, justificando assim o vínculo do empréstimo ao funcionamento da unidade. Ela afirmou ainda que, enquanto a empresa decide se manterá ou não a fábrica, o governo também aguardará essa avaliação para liberar o empréstimo.

Leia mais
  • Empregados da Volks afirmam ter sido "traídos"
  • Volks inaugurou fábrica no ABC em 1959 com presença de JK
  • Volks inicia demissão no ABC; trabalhadores entram em greve
  • BNDES está certo no caso Volks, diz Carlos Lessa

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre demissões na Volks
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página