Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/08/2006 - 19h33

Volks anuncia férias coletivas para 11 mil funcionários de três unidades

Publicidade

KAREN CAMACHO
da Folha Online

A Volkswagen pode paralisar a produção nas três unidades de veículos leves entre os dias 18 e 27 de setembro. O protocolo de férias coletivas foi feito hoje nas unidades de Taubaté (SP) e São José dos Pinhais (PR).

A fábrica da Anchieta já tinha as férias programadas para a mesma data. No total, podem parar cerca de 11 mil funcionários das três plantas de veículos leves. A montadora tem ainda uma fábrica de motores em São Carlos (SP) e outra de caminhões em Resende (RJ).

Na unidade do ABC, as férias coletivas estavam marcadas para a linha do Gol para exportação, para ajuste de produção. A montadora informou hoje que o protocolo de férias coletivas em Taubaté e no Paraná foi feito como "prevenção". Se a greve permanecer por muitos dias na Anchieta, as demais unidades terão de ser paralisadas porque dependem de peças produzidas no ABC.

A empresa não informou sobre o estoque de veículos atual ou sobre impacto que a paralisação na produção das três unidades causaria no abastecimento do mercado. O sindicato insiste que os estoques da fábrica duram por pouco mais de uma semana.

No caso da Anchieta, a desaceleração da linha do Gol para exportação era uma saída estratégica já que a empresa reclama das perdas nas vendas externas. O Gol é vendido, principalmente, para a Argentina e México, mas também atende mercados em 30 países entre América Latina, norte da África e Oriente Médio.

A empresa não revela números sobre a queda nas exportações de cada modelo. Mas a previsão é de redução de 40% nas vendas externas até 2008. Em 2005, a empresa exportou 256 mil de uma produção de 640 mil. A previsão para este ano é de vender 196 mil carros para outros países.

Em 2008 a empresa estima que as vendas para outros países não ultrapassem 156 mil veículos.

Leia mais
  • Marinho diz que não intervém no caso Volks
  • Volks decide futuro da fábrica no ABC em 15 dias
  • Discussão sobre estoque pode dar sobrevida à greve
  • Volks inaugurou fábrica no ABC em 1959 com presença de JK

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre demissões na Volks
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página