Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/09/2006 - 10h00

Mercedes abre plano de demissão voluntária no ABC

Publicidade

do Agora
da Folha Online

A Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo (ABC), mantém aberto, desde a última sexta-feira até o dia 22, o seu PDV (Plano de Demissão Voluntária). Ele foi solicitado pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC para os funcionários antigos da produção que querem sair da empresa, mas exigem algum incentivo além dos direitos trabalhistas.

'Os trabalhadores antigos, próximos da aposentadoria, haviam pedido um plano de demissão voluntária, como já havia ocorrido em outros setores da empresa', disse Valter Souza, da comissão de fábrica da Mercedes.

A empresa não tem uma meta de adesões. No entanto, informou que as vagas abertas após o PDV serão preenchidas com os alunos recém-formados no Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), que funciona dentro da empresa.

Quem aceitar o plano de adesão receberá até oito salários de bonificação, de acordo com a idade e o tempo de serviço na Mercedes, além da assistência médica vitalícia, para aqueles que têm plano participativo --isto é, que já pagam parte do valor da assistência médica.

Além da Mercedes, a Volkswagen também deve demitir em São Bernardo, onde está instalada sua maior fábrica no Brasil. A empresa já chegou a enviar neste mês carta para comunicar a dispensa a 1.800 pessoas, mas recuou após os trabalhadores iniciarem uma greve na semana passada.

Apesar de admitir negociar com o sindicato, a empresa informou que ainda planeja cortar 3.600 pessoas até 2008.

A Volks planeja avançar nas negociações com o sindicato até a próxima semana. Os trabalhadores devem realizar nova assembléia para analisar os avanços da negociação no dia 12.

Leia mais
  • Metalúrgicos da GM no interior de SP podem fazer greve
  • Autopeças vêem ameaça com crise na Volks
  • Produção, venda e exportação de veículos crescem em agosto
  • Intel deve demitir mais de 10 mil até 2007

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Mercedes

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página