Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/02/2007 - 12h58

Varig espera conclusão de acordo com chilena LAN até junho

Publicidade

CLARICE SPITZ
da Folha Online, no Rio

A LAN deve entrar na Varig ainda no primeiro semestre deste ano. Segundo o presidente da Nova Varig, Guilherme Laager, os chilenos estão no Brasil para conhecer a estrutura da companhia brasileira e as duas empresas já trabalham sobre um cronograma comum.

Ele afirmou que os US$ 17,1 milhões que a chilena já aportou na nova Varig serão utilizados para trazer dois novos aviões à companhia até março.

'Eles deram um sinal e nós abrimos a porta para eles entrarem. Se você quer vender seu apartamento, a pessoa dá um sinal para mostrar o interesse', afirmou Laager em café da manhã com jornalistas nesta segunda-feira. 'Eu quero ter uma resposta positiva no primeiro semestre.'

O executivo disse que o limite de 20% de participação estrangeira na companhia será respeitada. '[A LAN] vai entrar com 5%, com 12%, daí o outro [fundo Matlin Patterson] diminui'.

Laager classificou o eventual interesse da Gol e da TAM na Varig de pura especulação.

De acordo com ele, outros dois aviões são esperados até julho deste ano e a expectativa da companhia é dobrar o market share nas linhas domésticas, que foi de 4,54% em janeiro deste ano, segundo a Anac, até 2008. A prioridade serão as rotas domésticas mais rentáveis.

LAN

A LAN é uma holding da qual fazem parte a LAN Airlines, LAN Express, LAN Argentina, LAN Ecuador e LAN Peru. A empresa é controlada por duas famílias a Cueto e Piñera, do empresário Sebastián Piñera, candidato derrotado nas últimas eleições do Chile.

A LAN Airlines opera 56 destinos internacionais nas Américas, Europa e Pacífico Sul. Na América Latina, a empresa atende a 12 países (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, República Dominicana, Equador, México, Peru, Uruguai e Venezuela).

A empresa tem 80 aviões para transporte de passageiros --entre Boeing-737, Boeing-767 Airbus-319, Airbus-320 e Airbus-340-- e outras nove aeronaves de carga. Ela faz parte da rede mundial OneWorld. Fazem parte da aliança a American Airlines, British Airways, Qantas, Cathay Pacific, Iberia, Finnair e 12 afiliadas.

Leia mais
  • Lucro do Bradesco cai devido a aquisições
  • TAM perde mercado para rivais após atrasos de dezembro
  • IPVA sem desconto começa a vencer hoje em SP
  • Mercado já prevê inflação abaixo de 4% neste ano

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Nova Varig
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página