Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/04/2007 - 11h40

Países produtores de gás descartam "Opep do gás" e criam comitê de mercado

Publicidade

da Folha Online

Os países produtores de gás descartaram, por enquanto, a criação de uma "Opep do gás" e decidiram pela criação de um comitê técnico presidido pela Rússia, para estudar e avaliar o mercado do setor. Ontem, Venezuela e Irã haviam defendido o projeto de criar um cartel para defender os interesses dos países exportadores de gás, nos moldes da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo).

"Decidimos criar um comitê técnico, presidido pela Rússia, para estudar e avaliar o mercado do gás e outras questões relativas à essa indústria. Esse é o resultado dos debates sobre a proposta de criar uma organização dos países exportadores de gás", disse o ministro de Energia do Qatar, Abdalá Al Attiyá, após reunião do Fórum de Países Exportadores de Gás, em Doha. A próxima reunião do Fórum vai ocorrer em Moscou, ainda sem data marcada.

Criado em 2001 como uma estrutura informal, o FPEG reúne os cinco maiores produtores do mundo --Rússia, Irã, Qatar, Venezuela e Argélia--, que somam 42% da produção e controlam 73% das reservas mundiais de gás.

Venezuela e Argentina, por sua vez, criaram em março a chamada Organização dos Países Produtores e Exportadores de Gás do Sul (Opegasur, na sigla em espanhol), que já conta com a adesão da Bolívia.

Leia mais
  • Bovespa bate recorde, enquanto risco-país atinge nível histórico, em queda de 3,7%
  • IGP-DI registra variação de 0,22% em março
  • Saldo da balança comercial acumula queda de mais de 9% no ano
  • FMI afirma que riscos sobre economia mundial diminuíram nos últimos seis meses
  • Mercado ajusta expectativa de crescimento da economia
  • IGP-DI registra variação de 0,22% em março

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o mercado de gás natural
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página