Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/04/2007 - 11h35

Casa Branca reafirma sua confiança em Wolfowitz

Publicidade

da France Presse, em Washington

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, mantém "plena confiança" em Paul Wolfowitz, informou nesta segunda-feira a Casa Branca antes da reunião do presidente do Banco Mundial com membros do Conselho de Administração.

Wolfowitz é acusado de nepotismo por favorecer sua namorada, Shaha Riza, funcionária do Banco Mundial, que em seguida foi transferida para o Departamento de Estado sem deixar de receber seu salário no órgão.

Vários altos funcionários da instituição pediram sua demissão e ministros de vários países europeus consideraram que ele não poderia se manter em seu posto.

No domingo passado, o Grupo de Avaliação Independente (IEG, em inglês) uma unidade independente dentro do Banco Mundial, indicou que o escândalo ameaça o papel da instituição internacional.

Wolfowitz sofreu um novo abalo no domingo retrasado quando um grupo de 42 ex-altos funcionários do Banco Mundial divulgou uma carta aberta no "Financial Times", onde pediam sua renúncia.

Em meio a um escândalo crescente, Wolfowitz, de 63 anos, se negou a renunciar, e na sexta-feira passada reiterou que deixará seu futuro nas mãos do diretório do órgão que dirige.

O conselho de administração do Banco Mundial decidiu na mesma sexta-feira pela abertura de uma investigação sobre os contratos que Wolfowitz firmou com seus assessores mais próximos.

Leia mais
  • Funcionários do Banco Mundial querem renúncia de Wolfowitz
  • Grupo que investiga Wolfowitz indica violação de normas éticas

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Banco Mundial
  • Leia o que já foi publicado sobre Paul Wolfowitz
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página