Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/05/2007 - 10h56

Centrais fazem dia nacional de protestos na quarta-feira

Publicidade

CLAUDIA ROLLI
da Folha de S.Paulo

CUT, Conlutas (central ligada ao PSTU) e um grupo de entidades ligadas a movimentos sociais e aos estudantes vão fazer um dia de protesto na próxima quarta-feira com paralisações parciais e manifestações no país a favor do veto presidencial à emenda 3 e contra a retirada de direitos, como proibição de greves no funcionalismo público e mudanças na Previdência Social.

A política econômica do governo Lula também será alvo dos protestos. As entidades vão pedir a redução do superávit primário (economia do governo para pagar juros), com direcionamento de recursos para políticas públicas.

"Desde o pedido de impeachment do ex-presidente Collor as entidades não se reuniam dessa forma. Essa será a primeira manifestação que o governo Lula terá de enfrentar em seu segundo mandato", diz José Maria de Almeida, da coordenação da Conlutas (central formada por entidades que deixaram a CUT) e presidente do PSTU. As entidades pretendem levar pelo menos 10 mil manifestantes à avenida Paulista.

A CUT deve centralizar os protestos em torno da emenda 3, que retira o poder de fiscais de suspender contratos de prestação de serviços entre pessoas jurídicas caso suspeitem de vínculo trabalhista. Pelo projeto, só a Justiça trabalhista tem esse poder.

Especial
  • Presidente da OAB defende direito de greve e critica comparação com férias
  • Declaração do presidente Lula sobre greve de servidores foi infeliz, diz CUT
  • Lula rejeita 3º mandato, chama greve de 90 dias de férias e indica queda de juro
  • Lula diz que greve de 90 dias no serviço público é férias

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o segundo mandato do governo Lula
  • Leia mais sobre greves no serviço público
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página