Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/05/2007 - 13h28

Investidores americanos e espanhóis compram dois terços da Iberia

Publicidade

da Efe, em Madri

O fundo americano TPG (Texas Pacific Group) controlará 39% do capital da companhia aérea Iberia e formará a parte internacional da empresa junto com a British Airways (BA), que já possui 10% do controle acionário. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (23) por fontes ligadas à operação.

As fontes relataram que o grupo de investimentos espanhol Vista Capital pretende comprar entre 20% e 30% da Iberia. Em 21 de maio, a BA decidiu associar-se a TPG e às espanholas Vista Capital, Ibersuizas e Quercus para lançar uma oferta sobre as ações totais da companhia aérea.

As fontes afirmaram que, apesar de a participação de cada firma na operação de compra da Iberia ainda não estar definida, "o mais comum" no caso internacional é que seja de 39% para a TPG e que sejam mantidos os 10% da BA, ficando, assim os 49% permitidos por lei. As empresas espanholas devem repartir os 51% restantes.

O Conselho de Administração da Iberia deve fazer uma reunião ordinária na quinta-feira (24) para tratar de "temas comuns e normais", disse um porta-voz. Mas fontes do setor contaram que se espera uma tomada de postura perante a oferta da British Airways.

A direção da Iberia deve decidir se entrega ou não a documentação requerida pela BA, ou seja, a informação fiscal e financeira necessária para que seja feita uma auditoria. A partir disso, a BA decidirá, em dois ou três meses, se fará definitivamente uma oferta sobre o total das ofertas da companhia.

Leia mais
  • Anac nega aumento do prazo para nova Varig retomar vôos internacionais
  • Governo italiano pode vender participação na Alitalia
  • British Airways se associa a fundo americano para comprar Iberia, diz jornal
  • TAM faz parceria com Lufthansa e quer 14 freqüências para Frankfurt

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Iberia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página