Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/08/2007 - 16h47

PF prende grupo acusado de fraudes no mercado de câmbio

Publicidade

da Folha Online

A Polícia Federal prendeu nesta quarta-feira (15), em São Paulo, pela Operação Catraca, seis pessoas acusadas de envolvimento em um organização criminosa que agia no mercado de câmbio de moedas estrangeiras.

Segundo a PF, as empresas de câmbio, através de agenciadores, recrutavam populares sem nenhuma condição financeira e os utilizavam para esquentar a venda de moedas estrangeiras mediante pagamento de R$ 10, pelo fornecimento e uso dos CPFs, nomes e documentos particulares. O grupo está sob investigação desde 2006.

As agências possuem cotas de dólares, estipuladas pelo Banco Central, que podem ser negociadas, mediante comprovação documental de venda, a pessoas que necessitam de moedas estrangeiras para viagem ao exterior. Com a documentação e dados das pessoas agenciadas, porém, essas empresas desviavam as moedas para o mercado negro e mascarando o real autor da transação.

A PF informou que os dois agenciadores e os quatro funcionários presos responderão pela prática de crimes contra o Sistema Financeiro Nacional (operação irregular de câmbio e evasão de divisas), contra a ordem tributária, por lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. As penas máximas somadas podem atingir 28 anos.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite o endereço wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página