Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/09/2007 - 11h12

Apec quer retomada da Rodada Doha ainda em 2007

Publicidade

da Efe, em Sydney

Os 21 líderes do Apec (Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico) vão pressionar para que a Rodada Doha seja retomada antes do fim deste ano.

A informação está na minuta de resolução que os delegados discutirão nas reuniões do Apec que acontecerão a partir da quarta-feira na cidade australiana de Sydney, informou nesta segunda-feira a agência de notícias estatal australiana.

Segundo o documento, "nunca foi tão urgente progredir nas interrompidas negociações" e, por isso, os chefes de Estado e Governo do Fórum reivindicarão avanços na resolução das atuais diferenças.

O interesse dos membros do Apec em ressuscitar a Rodada Doha já havia ficado claro nas declarações finais das reuniões anuais de 2006, no Vietnã, e 2005, na Coréia do Sul.

O primeiro-ministro australiano, John Howard, ressaltou na semana passada que "Doha continua sendo a melhor possibilidade para reduzir as barreiras do comércio e diminuir a pobreza no mundo."

A Rodada Doha, que foi lançada em 2001 e que deveria ser concluída no final de 2006, procura aprofundar a liberalização comercial de agricultura, indústria e serviços. Os principais beneficiados seriam os países em desenvolvimento.

Suas negociações foram suspensas no final do ano passado pelo fracasso dos grandes parceiros comerciais (Brasil, Estados Unidos, União Européia, Índia, Japão e Austrália) em chegar a acordos sobre a redução de subsídios agrícolas e tarifas industriais.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite o endereço wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página