Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/05/2009 - 09h13

Justiça proíbe demissão de 700 trabalhadores na Copel

Publicidade

DIMITRI DO VALLE
da Agência Folha, em Curitiba

A juíza Célia Leindorf, da 19ª Vara do Trabalho de Curitiba, concedeu liminar a 12 sindicatos de trabalhadores ligados à Copel que impede a estatal de energia paranaense de iniciar a partir de hoje a demissão de cerca de 700 funcionários aposentados que continuam trabalhando na empresa.

Leia a cobertura completa da crise nos EUA
Entenda a evolução da crise que atinge a economia dos EUA
Entenda como a crise financeira global afeta o Brasil

A direção da Copel argumenta que os desligamentos seriam feitos para renovação do quadro de pessoal, mas os sindicatos afirmam que muitas funções dependeriam de treinamento constante e experiência comprovada. Os sindicalistas dizem que as funções não poderiam ser exercidas por novatos.

Na decisão, a juíza diz que "a aposentadoria espontânea não é causa de extinção do contrato de trabalho se o empregado permanece prestando serviços ao empregador".

A Copel informou que irá se manifestar sobre a decisão após ser notificada e estudar o processo com auxílio do departamento jurídico.

Comentários dos leitores
Cassio XF (51) 02/02/2010 17h12
Cassio XF (51) 02/02/2010 17h12
O Pib estah aumentando, mas isso nao tem nada a ver c/ a producao, mas sim os gastos do Governo. Erroneamente o calculo do PIB incluiu de forma positiva os gastos do governo, ou seja quanto mais gasta o governo , principlamente em aumentar sua maquina, maior o PIB. Eh o q acontece no momento. A Maquina cada vez maior, torna o governo ainda mais parasita e a merce de contratos milionarios c/ lobbies para se manter forte e controlador.
O inflacao , sobe...e nao sobe ainda mais devido aos juros altissimos que cobram para cointrola-la artificilamente. Ou seja , vc nao paga de um jeito , mas paga de outro. A inflacao sobe devido aos gastos imensos do gov. q imprime dinheiro do nada para pagar suas contas e jorra o mercado c/ novas moedas, desvalorizando-a frente ao mercado interno. Nao sao os precos q aumenta, eh O Real que desvaloriza, a sua moeda.
Acordem. temos que diminuir o tamanho desse governo e incentivar a producao e manter mais capital na mao do povo e nao do governo.
sem opinião
avalie fechar
Henrique Silva (230) 02/02/2010 00h33
Henrique Silva (230) 02/02/2010 00h33
Aqui está cheio de economista (de boteco)! sem opinião
avalie fechar
Alberto Kiess (3) 01/02/2010 19h45
Alberto Kiess (3) 01/02/2010 19h45
O Governo Federal deveria incentivar mais o setor automobilístico reduzindo novamente o IPI que incide sobre os mesmos. O setor só não foi à bancarrota em 2009 devido aos incentivos. E o IPI, que já considero abusivo, deveria ter baixado para nunca mais subir. Cadê o compromisso dos candidatos em fazer a reforma tributária, ampla e austera afim de reduzir os impostos estratosféricos que pagamos e nada temos de retorno.
Veja nossa saúde, nossa segurança, nossa educação, nossa cultura, não temos nada se não for privado.
sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (2655)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página