Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/11/2002 - 20h15

Receita vai devolver em 2003 restituição de 571 mil que atrasaram IR

FABIANA FUTEMA
da Folha Online

A Receita Federal registrou até agora a entrega de 571 mil declarações do Imposto de Renda de 2002 (ano-base 2001) em atraso. São declarações de contribuintes que prestaram contas para a Receita depois de 30 de abril, quando venceu o prazo de envio das informações fiscais de 2001 para o Fisco. Pelos números da Receita, 15,5 milhões de contribuintes entregaram a declaração do IR de 2002 dentro do prazo.

Segundo o supervisor nacional do Programa do Imposto de Renda, Joaquim Adir Figueiredo, as declarações entregues fora de prazo serão devolvidas para os contribuintes apenas em 2003.

A prioridade da Receita é devolver até o 7º e último lote de IR de 2002 -que será liberado no dia 16 de dezembro- as restituições dos contribuintes que entregaram a declaração dentro do prazo.

Mesmo quem entregou as declaração dentro do prazo corre o risco de ter as suas informações processadas apenas em 2003. Figueiredo disse a Receita tentará devolver este ano todas as declarações com direito à restituição.

Ficarão para 2003 as declarações entregues fora do prazo, as retidas em malha fina, as com imposto a pagar ou com saldo zero de imposto. Os 600 mil contribuintes que entregaram a declaração em formulário _dentro do prazo_ também correm o risco de receber sua restituição só no próximo ano. Nesse caso, a Receita tem o trabalho dobrado de primeiro digitar as informações para depois processá-las e verificar se existe imposto a restituir, a pagar ou saldo zero.

Leia mais:
  • Receita libera superlote de restituição em dezembro

  • Receita ameaça cancelar 14 mi de CPFs

  • Receita retém 60 mil declarações em malha

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página