Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/03/2003 - 19h45

Varig e TAM estréiam operação conjunta com problemas em vôos

da Folha de S.Paulo

A Varig enfrentou problemas hoje com passageiros hoje no primeiro dia de operações nos vôos compartilhados com a TAM.

O maior contratempo ocorreu em Porto Alegre, em que usuários não embarcaram, ainda pela manhã, em um vôo com destino a São Paulo.

Funcionários da Varig no aeroporto limitaram-se a informar que teriam sido ''alguns passageiros'', mas negaram que tenha ocorrido ''overbooking'' (situação em que a venda de assentos supera a capacidade da aeronave). Oficialmente, a direção da empresa informou que não houve transtornos.

O compartilhamento de vôos operados pelas duas companhias ocorre em nove rotas nacionais _em algumas das mais nobres, como a ponte aérea Rio-São Paulo. No total, o número de vôos compartilhados chega a 112.

Em tese, cada vôo pode ter metade dos assentos ocupados por passageiros da Varig e, metade, por da TAM. O objetivo das companhias é claro: assegurar lotação maior em cada aeronave, ao mesmo tempo em que diminuem os custos das operações.

Segundo a TAM, a taxa de ocupação nos vôos das nove rotas esteve ontem em 62% (a meta era 65%) _a taxa média de todos os vôos da companhia é de 55%.

Para a Varig, o compartilhamento das operações pode significar um respiro (ainda que momentâneo). A empresa acumula uma dívida estimada em US$ 800 milhões com fornecedores privados e estatais, como a Infraero e a BR Distribuidora (combustíveis).

Compartilhamento significa redução no número de vôos, justamente no momento em que a Varig é obrigada a devolver aeronaves por conta do atraso de pagamento de leasing (aluguel).

Na semana passada, a empresa antecipou a devolução de seis Boeing 767-200, depois que um dos aviões foi arrestado no aeroporto de Miami pelo atraso em dois meses no pagamento do aluguel à Gecas (braço da General Eletric, que faz leasing de aviões).

Leia mais
  • Varig, TAM e Vasp aumentam passagens
  • Ponte Congonhas-Guarulhos reestréia com desconto
  • Operação conjunta tem problemas no 1º dia



  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página