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11/03/2004 - 16h15

Consumo brasileiro de água de coco em caixa se iguala ao do uísque

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SÉRGIO RIPARDO
da Folha Online

O Brasil é o oitavo maior produtor de coco do mundo. É a terceira fruta mais cultivada no país, depois da laranja e da banana. Mas o consumo per capita de água de coco ainda é muito pequeno. O volume médio anual consumido pelo brasileiro (130 ml) se iguala ao do uísque, segundo pesquisa divulgada pela Amacoco, maior produtora nacional do produto em caixinha.

A caixinha de 200 ml, que chega a ser mais cara do que uma latinha de 350 ml de refrigerante, é um dos motivos para o baixo consumo.

"Não dá para comparar o custo de produção do refrigerante com a água de coco. Dependemos do clima, do nível de chuvas, da colheita. Uma agroindústria tem dificuldades de reduzir seus custos. O coco in natura custa, em média, R$ 1,50 e R$ 2 no varejo", afirma o diretor comercial da Amacoco, Fábio Nino Pligel.

A Amacoco possui uma fazenda em Moju (PA), a 100 km de Belém, com 700 mil pés de coco. A empresa também compra a produção de pequenos produtores em Petrolina (PE) que cultivam em uma área de 2 milhões de pés de coco. A empresa distribui o produto em 80 mil pontos-de-venda no país. A previsão é elevar as vendas de 11 milhões em 2003 para 16 milhões de litros em 2004.

Para transportar o produto do Pará e Pernambuco para os grandes mercados consumidores no Sul e Sudeste, a Amacoco utiliza caminhões.

"O frete é elevado. Temos a alternativa de usar transporte de cabotagem, mas é mais caro e demorado", afirma Pligel.

A Amacoco é dona das marcas Kero-Coco e Trop-Coco e também envasa o produto da Danone e de redes supermercadistas que utilizam marcas próprias, como Pão de Açúcar e Wal-Mart.

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