Publicidade
Publicidade
11/03/2004
-
16h15
SÉRGIO RIPARDO
da Folha Online
O Brasil é o oitavo maior produtor de coco do mundo. É a terceira fruta mais cultivada no país, depois da laranja e da banana. Mas o consumo per capita de água de coco ainda é muito pequeno. O volume médio anual consumido pelo brasileiro (130 ml) se iguala ao do uísque, segundo pesquisa divulgada pela Amacoco, maior produtora nacional do produto em caixinha.
A caixinha de 200 ml, que chega a ser mais cara do que uma latinha de 350 ml de refrigerante, é um dos motivos para o baixo consumo.
"Não dá para comparar o custo de produção do refrigerante com a água de coco. Dependemos do clima, do nível de chuvas, da colheita. Uma agroindústria tem dificuldades de reduzir seus custos. O coco in natura custa, em média, R$ 1,50 e R$ 2 no varejo", afirma o diretor comercial da Amacoco, Fábio Nino Pligel.
A Amacoco possui uma fazenda em Moju (PA), a 100 km de Belém, com 700 mil pés de coco. A empresa também compra a produção de pequenos produtores em Petrolina (PE) que cultivam em uma área de 2 milhões de pés de coco. A empresa distribui o produto em 80 mil pontos-de-venda no país. A previsão é elevar as vendas de 11 milhões em 2003 para 16 milhões de litros em 2004.
Para transportar o produto do Pará e Pernambuco para os grandes mercados consumidores no Sul e Sudeste, a Amacoco utiliza caminhões.
"O frete é elevado. Temos a alternativa de usar transporte de cabotagem, mas é mais caro e demorado", afirma Pligel.
A Amacoco é dona das marcas Kero-Coco e Trop-Coco e também envasa o produto da Danone e de redes supermercadistas que utilizam marcas próprias, como Pão de Açúcar e Wal-Mart.
Leia mais
Danone vira 1ª multinacional a apostar em água de coco
Gisele Bündchen e pediatras impulsionam venda de água de coco
Consumo brasileiro de água de coco em caixa se iguala ao do uísque
Publicidade
da Folha Online
O Brasil é o oitavo maior produtor de coco do mundo. É a terceira fruta mais cultivada no país, depois da laranja e da banana. Mas o consumo per capita de água de coco ainda é muito pequeno. O volume médio anual consumido pelo brasileiro (130 ml) se iguala ao do uísque, segundo pesquisa divulgada pela Amacoco, maior produtora nacional do produto em caixinha.
A caixinha de 200 ml, que chega a ser mais cara do que uma latinha de 350 ml de refrigerante, é um dos motivos para o baixo consumo.
"Não dá para comparar o custo de produção do refrigerante com a água de coco. Dependemos do clima, do nível de chuvas, da colheita. Uma agroindústria tem dificuldades de reduzir seus custos. O coco in natura custa, em média, R$ 1,50 e R$ 2 no varejo", afirma o diretor comercial da Amacoco, Fábio Nino Pligel.
A Amacoco possui uma fazenda em Moju (PA), a 100 km de Belém, com 700 mil pés de coco. A empresa também compra a produção de pequenos produtores em Petrolina (PE) que cultivam em uma área de 2 milhões de pés de coco. A empresa distribui o produto em 80 mil pontos-de-venda no país. A previsão é elevar as vendas de 11 milhões em 2003 para 16 milhões de litros em 2004.
Para transportar o produto do Pará e Pernambuco para os grandes mercados consumidores no Sul e Sudeste, a Amacoco utiliza caminhões.
"O frete é elevado. Temos a alternativa de usar transporte de cabotagem, mas é mais caro e demorado", afirma Pligel.
A Amacoco é dona das marcas Kero-Coco e Trop-Coco e também envasa o produto da Danone e de redes supermercadistas que utilizam marcas próprias, como Pão de Açúcar e Wal-Mart.
Leia mais
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Ministério Público pede bloqueio de R$ 3,8 bi de dono de frigorífico JBS
- Por que empresa proíbe caminhões de virar à esquerda - e economiza milhões
- Megarricos buscam refúgio na Nova Zelândia contra colapso capitalista
- Com 12 suítes e 5 bares, casa mais cara à venda nos EUA custa US$ 250 mi
- Produção industrial só cresceu no Pará em 2016, diz IBGE
+ Comentadas
- Programa vai reduzir tempo gasto para pagar impostos, diz Meirelles
- Ministério Público pede bloqueio de R$ 3,8 bi de dono de frigorífico JBS
+ EnviadasÍndice