Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/07/2004 - 10h58

Na mira de argentinos, carros e geladeiras impulsionam indústria de SP

Publicidade

ANA PAULA GRABOIS
da Folha Online, no Rio

A produção industrial de São Paulo cresceu 11,7% em maio na comparação com o mesmo mês de 2003, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Os produtos que impulsionaram o forte crescimento da indústria paulista foram carros (35%) e máquinas (o que inclui geladeiras, com alta de 23,7%).

Coincidentemente ou não, são dois bens que estão na mira do governo argentino. Após reclamação de empresários locais, o país vizinho decidiu na semana passada criar entraves burocráticos para a compra de geladeiras brasileiras. Além disso, o ministro argentino da Economia, Roberto Lavagna, defendeu que o país reduza a importação de carros populares produzidos pelo sócio do Mercosul.

Além da influência positiva das exportações, a produção de carros e geladeiras em São Paulo também cresceu devido ao mercado interno, que voltou a comprar bens duráveis por conta das condições de crédito mais favoráveis --leia-se juros menores.

Celulares

A produção de telefones celulares também ajudou no resultado. Por conta principalmente do celular, o segmento de material eletrônico e de comunicações cresceu 25,3% em maio.

As quedas de maior impacto foram registradas nos setores de bebidas (-10,7%), edição e impressão (-3,1%) e refino de petróleo e produção de álcool (-0,8%).

A indústria paulista, que representa cerca de 42% da produção nacional, teve expansão de 9,3% nos cinco primeiros meses deste ano comparados ao mesmo período do ano passado. No indicador do acumulado dos últimos 12 meses, a indústria paulista apresentou alta de 3,4%.

Leia mais
  • "Onda anti-Mercosul" ganha força no Brasil, diz "La Nación"
  • Na mira de argentinos, carros e geladeiras impulsionam indústria de SP
  • Metalúrgicos criticam passividade do Brasil com Argentina
  • Empresários pedem barreiras argentinas a 11 produtos do Brasil

    Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre as barreiras comerciais da Argentina
  • Arquivo: Veja o que já foi publicado sobre a produção industrial



  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página