Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/09/2004 - 07h48

Inflação da Fipe cai mais que o esperado e atinge 0,32%

Publicidade

IVONE PORTES
da Folha Online

Os preços no município de São Paulo continuam reduzindo o ritmo de alta. Nos últimos 30 dias --terminados em 22 de setembro-, o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) registrou variação positiva de 0,32%, menor do que a variação de 0,56% divulgada na semana anterior.

Os dados são da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), da USP (Universidade de São Paulo).

A queda pode ser considerada surpreendente. Na previsão do coordenador da pesquisa de preços da Fipe, Paulo Picchetti, o IPC-Fipe deve fechar setembro em 0,40%.

Em agosto, o IPC-Fipe registrou taxa de 0,99%, maior variação mensal desde fevereiro do ano passado. As tarifas de luz e telefonia fixa responderam por metade da inflação registrada em agosto.

Nos últimos 30 dias, as maiores altas de preços ocorreram nos segmentos de Habitação (0,82%) e Transportes (0,54%). Os demais grupos tiveram as seguintes variações: Vestuário (0,49%), Saúde (0,26%), Despesas Pessoais (0,11%), Educação (0,10%) e Alimentação (0,41%).

O reajuste de 6,78% nos serviços de abastecimento de água e coleta de esgotos anunciado no fim de agosto pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) vai refletir na inflação de São Paulo neste e no próximo mês, mas o impacto será menor do que o provocado pelas altas de luz e telefone.

Metodologia

O IPC-Fipe mostra a evolução do custo de vida das famílias paulistanas com rendimento de 1 a 20 salários mínimos. O indicador começou a ser calculado em janeiro de 1939 pela Divisão de Estatística e Documentação da Prefeitura do Município de São Paulo.

Em 1968, a responsabilidade do cálculo foi transferida para o Instituto de Pesquisas Econômicas da USP e, posteriormente, em 1973, com a criação da Fipe, para esta instituição.

Leia mais
  • Ata do Copom esfria expectativa sobre juro
  • Bancos prevêem que juros subam para 17% até dezembro
  • Entenda a diferença entre os principais índices de inflação

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a inflação da Fipe
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página